Notícias

PC apreendeu mais de 650 quilos de maconha em 2018

Published

em

Esta droga foi apreendida - Foto: Divulgação

A Polícia Civil (PC), em Lages, divulgou o balanço de apreensões de drogas no ano passado. Conforme os números, durante o período foram apreendidas mais de meia tonelada de entorpecentes entre maconha, crack e cocaína, pela Divisão de Investigação Criminal (DIC).

O volume de maconha apreendida chama a atenção. De acordo com o levantamento, foram apreendidos 654,8 quilos desta droga, ao longo de 2018. As apreensões ocorreram, basicamente, em duas operações.

Uma das operações aconteceu no mês de julho, na BR-282, entre Lages e São José do Cerrito, quando foi encontrado 31 quilos da droga em um Fiat Uno, com placas de Correia Pinto. A droga estava vindo da cidade de Mundo Novo (MS) e seria entregue em Lages. Dois homens foram presos.

Mas a maior apreensão ocorreu um mês antes, na região da Cidade Alta, na BR-116, em Lages, quando os policiais encontraram aproximadamente mais de meia tonelada de maconha em um fundo falso de um caminhão. Um homem foi preso. A ação contou também com o apoio da PRF.

Para o delegado da DIC, Sérgio Roberto de Sousa, o volume expressivo de apreensões é fruto da “eficiência” do trabalho dos policiais. Ele enfatiza que as ações fazem parte do planejamento estratégico da DIC no sentido de combater o tráfico de drogas e as organizações criminosas.

Quando um membro de facção criminosa se aventura em agir aqui, a gente consegue identificá-lo e prendê-lo. Ficamos o tempo todo sufocando o crime”, alerta Sousa, observando que o tráfico de drogas é um crime grave, pois está associado a outros delitos, como furtos, roubos e homicídios.

Outros dados

A 8ª Delegacia também divulgou dados a respeito das mortes violentas (homicídios, latrocínio e feminicídio). Conforme os números, no ano passado, aconteceram 13 crimes desta natureza em Lages, dois a mais em relação ao registrado em 2017. A boa notícia é que todos estes crimes foram solucionados, segundo o agente de polícia Carlos Manoel.

No que diz respeito a prisões em flagrante, foram detidas 838 pessoas, por diferentes crimes, como embriaguez ao volante, violência doméstica, furtos, posse ou porte de arma e tráfico de drogas. Além disso, a PC registrou 14.045 boletins de ocorrência, cumpriu 143 mandados de prisão e 98 de busca de apreensão, instaurou 2.006 procedimentos e emitiu 770 medidas protetivas em favor de mulheres vítimas de violência doméstica.

No setor de carteira de habilitação, foram expedidos 29.658 documentos e aplicadas 13.558 provas. No que se refere a alvarás, na área de jogos e diversão, foram emitidos 922 documentos. Outro dado que chama a atenção é em relação à documentação de veículos. Durante os 12 meses de 2018, foram emitidos 84.611 documentos desta natureza.

clique para comentar

Deixe uma resposta