Geral
Mais 400 vagas na educação infantil serão abertas
Quem precisa trabalhar e não tem com quem deixar o filho, sabe da necessidade de criação de novas vagas nos Centros de Educação Infantil (Ceim) de Lages. Mas isso está prestes a mudar. Um acordo entre o Ministério Público e a prefeitura prevê a criação de 1.600 vagas na rede de ensino até 2021.
Para isso, a Secretaria de Educação precisou adequar estruturas de escolas e, também, acelerar obras. Por ano, o compromisso é que Lages disponibilize 400 vagas, com chamadas em julho e novembro. Neste ano, com a inauguração de três obras, a prefeitura pretende abrir 410 novas vagas.
Apesar de algumas obras estarem avançadas, outras permanecem estagnadas. Uma construção chama a atenção pelo zelo, apesar do tapume ter caído e não ter vigilância no local: é a obra do Ceim do Bairro Santa Helena, sem sinais de depredação e nem de pessoas que morem no local.
“Ainda referente ao Ceim Santa Helena, a obra está paralisada porque a empresa solicitou rescisão do contrato e tem outras pendências que a auditoria do município está levantando. Assim que tivermos o resultado da auditoria, daremos os encaminhamentos para retomar as obras”, explica o diretor-administrativo e financeiro Agnaldo Pereira.
Já o Ceim do Bairro Pró-Morar, uma estrutura praticamente pronta, está com vidros quebrados, paredes sujas e muito lixo acumulado. Além disso, não havia vigia no local. “O Ceim do bairro Pró-Morar, temos o compromisso de retomar as obras em 2019, conforme determinação e compromisso do prefeito. Foi realizada nova licitação para conclusão da obra, já temos a empresa vencedora do certame, acredito que o prefeito, retornando das férias, dará o encaminhamento”.
No Bairro Centenário a obra também está parada, o mato é alto e a estrutura se transformou em ponto de descarte de lixo. As obras do Ceim Nadir e da Slam estão em andamento. Na placa, a previsão de término do Nadir é para novembro deste ano. O Ceim Slam deve ser concluído em maio e já com oferta de vagas.
Retorno às aulas
Apesar de faltar menos de um mês para o retorno das aulas, as escolas ainda não estão abertas. Diretores, serventes, merendeiras e auxiliares voltam ao trabalho no dia 28 de janeiro para organização dos espaços e documentos, além da limpeza geral. No dia 4 de fevereiro, os professores retornam para que no dia 6 possam receber os alunos.
Criação de vagas para 2019
- Ceim Slan – 240 vagas
- Ceim André Luiz – 120 vagas
- Ceim Ivo Pacheco – 50 vagas
- 2019 – 410 vagas
- 2020 – 400 vagas
- 2021 – 400 vagas
Reformas
- Emeb Saul de Athayde, construção em andamento, Bairro Ferrovia, recursos federais, previsão 12 meses.
- Revitalização da EMeb e Ceim de Índios
- Ceim Cacilda Altomar, Bairro Golin
- Ceim Rosemary Guimarães, Bairro Dom Daniel