Esportes

Leoas ou Female, só um time irá para a Libertadores da América

Published

em

Foto: Fom Conradi/ Divulgação

A Supercopa do Brasil de Futsal acaba de crescer em importância. Contrariando a informação anterior, de que tanto Leoas quanto Female já eram as representantes do Brasil na Copa Libertadores da América, a CBFS enviou aos clubes e às federações uma resolução de que apenas o vencedor da Supercopa será o Brasil na Libertadores.

A compreensão de que os dois clubes já tinham a vaga veio de uma interpretação extensiva da Libertadores masculina, na qual o campeão da Copa Libertadores de um ano possui vaga na edição do ano seguinte – sendo assim, a Female, campeã da Libertadores feminina 2017, já estaria na de 2018, e se vencesse a Supercopa a vaga ficaria com o vice, no caso, as Leoas. Esta interpretação havia sido enviada aos clubes através do ofício 0514/2018, no dia 5 de abril.

Contudo, a última comunicação da confederação, de 18 de abril, não confirma a segunda vaga e informa que a única existente está em disputa na Supercopa.

Assim, o confronto, já considerado o maior clássico da atualidade do futsal feminino nacional, viverá um capítulo inédito e emocionante. Depois de terem decidido a Taça Brasil, campeonato estadual, campeonato universitário, vaga na final dos Jasc e a Copa Sul Brasileira, agora, Leoas e Female brigarão pela honra de representar o Brasil na Copa Libertadores.

A decisão começa neste sábado (21), em Lages, às 20h30, no Jones Minosso, e se encerra na sexta-feira, 27 de abril, também às 20h30, no Ginásio Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. Não há vantagem para nenhuma das equipes.

Em caso de dois empates, ou de uma vitória para cada lado, o jogo irá para a prorrogação, independentemente do saldo de gols. Se persistir o empate, o título será decidido nos pênaltis, assim como aconteceu no último domingo em Passo Fundo, na Copa Sul Brasileira, com vitória das Leoas.

Lages e Chapecó são as cidades para onde se voltam as atenções do futsal feminino nacional desde a final da Taça Brasil de 2016. Tudo indica que as coisas continuarão assim por algum tempo. Leoas e Female são duas equipes de primeira linha, de idêntico poderio. Mas para os caminhos da América do Sul, só uma ganhará a credencial de representa brasileira.