Turismo

Lages faz bonito no Rodeio Internacional de Vacaria

Published

em

Tradicionalistas de Lages fizeram bonito no Rodeio Internacional de Vacaria - Foto: Divulgação

Depois de meses de muita preparação, tradicionalistas dos CTGs de várias regiões participaram, no último fim de semana, do maior rodeio crioulo da América Latina, o 33º Rodeio Internacional de Vacaria.

Lages tem se destacado nas competições. Foram várias conquistas em diversas categorias nos primeiros dias de rodeio. Inclusive, na declamação peão pré-mirim, de 12 vencedores, nove foram de Lages e os outros três foram de Vacaria, Nova Prata e Veranópolis. 

Os ensaios intensos estão dando resultado nas apresentações artísticas do rodeio, em que cinco CTGs de Lages como participantes. Nesta área, são apresentadas danças, declamações divididas nas categorias peão e prenda pré-mirim e mirim; chula pré-mirim e mirim; gaita tecla pré-mirim e mirim; vocal peão e prenda pré-mirim e mirim, e danças tradicionalistas.

O bom resultado também deve vir na parte campeira, através das gineteadas e laçadas. Uma das tradicionalistas que participa do evento e também colaboradora do MTG de Lages, Giseli Scoz conta que em média são quatro dias por semana de ensaio, resultando em um treinamento de cerca de 10 horas semanais.

“É puxado, mas para nós é maravilhoso subir naquele palco, é inexplicável.” Como participa do CTG Tauras da Serra, ela percebe o envolvimento de todos, pois apesar de ser um grupo, já teve muitas conquistas.

Ela analisa que essas participações que envolvem vários CTGs são importantes para o fortalecimento da cultura tradicionalista. “Ao longo dos anos, vai perdendo a força. No ano passado, vários CTGs cresceram. Houve envolvimento da sociedade que convidou para participar de eventos. Isso é importante.” Fora o fato de que ela considera as apresentações bonitas e envolventes, até para quem não conhece a cultura.

Veja os resultados deste fim de semana

Resultado Danças Tradicionais

Resultado Chula

Resultado Intérprete Vocal

Resultado Gaita

Resultado Declamação

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com