Geral

Lages e Correia Pinto recebem o Programa Caiubi

Published

em

Oficina “Reciclagem de Papel” durante o Programa Caiubi em Santa Catarina - Foto: Klabin /Divulgação

A 29ª edição do Programa Caiubi, em Santa Catarina, ocorreu no Centro de Educação Ambiental da Unidade Correia Pinto (SC), durante a última semana. Foram promovidas palestras e dinâmicas interativas para 50 professores dos municípios de Lages e Correia Pinto, com foco nas práticas de conservação ambiental, benefícios do papel e sua cadeia produtiva fundamentada na sustentabilidade, aproximando a comunidade das ações empreendidas pela companhia em prol do desenvolvimento sustentável.

Este ano, o tema principal do programa abordou “Os Benefícios do Papel”, esclarecendo a relevância desse produto para a sustentabilidade, principalmente, pela alta taxa de reciclabilidade. A agenda contou com oficinas e palestras que abordaram as vantagens de toda a cadeia produtiva do papel e da celulose, desde o plantio, conservação das florestas e monitoramento da biodiversidade até os processos fabris da Klabin que dão origem aos produtos finais, passando pela reciclagem dos materiais, cuidado com a comunidade e desenvolvimento de aspectos socioambientais.

O primeiro dia contou com palestras voltadas à preservação do meio ambiente: Plantações Florestais Sustentáveis, Mais do que animais!, Atividades Lúdicas para Educação Ambiental e Programa Matas Legais.

Os conteúdos foram ministrados por Mireli Moura Pitz Floriani, bióloga e especialista em Educação Ambiental da Klabin; Max Raffi, veterinário; Juares Magagnin, Cabo da Polícia Ambiental; e Leandro Casanova, engenheiro Florestal e especialista em Recursos Hídricos da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi).

Também foram realizadas atividades relacionadas ao tema: Do Bicho ao Nicho, ministrada por Max Farjallat; e Jogão Fique Legal, apresentada por Daiana Barth, gestora Ambiental da Apremavi.

Já no segundo dia as palestras envolveram os processos fabris da Klabin e o tema reciclagem: Sistema de Gestão Ambiental Klabin, que foi apresentado por Rodrigo Teixeira, engenheiro Sanitarista e Ambiental da companhia; A arte de reciclar papel, por Anderson Eduardo de Barros, especialista em Metodologia do Ensino da Arte.

A engenheira Química Ana Gabriela de Oliveira, complementou a agenda falando sobre os benefícios do papel. O fechamento do curso ocorreu com a dinâmica Equilíbrio Ecológico/Cadeia Alimentar, dirigida por Mireli Moura Pitz Floriani, além de visitas à Trilha Araucária e à Unidade Correia Pinto da Klabin.