Conecte-se a nós

Entretenimento

José Saramago morre aos 87 anos

Published

em

Lisboa, 18/06/2010, (EFE)
 

O escritor português e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago morreu nesta sexta-feira em sua casa em Lanzarote (Ilhas Canárias) aos 87 anos, informaram à Agência Efe fontes da sua família.

 

A morte ocorreu por volta das 13h no horário local (8h de Brasília), quando o escritor estava em casa, acompanhado da mulher e tradutora, Pilar del Río.

 

José Saramago havia passado uma noite tranquila. Após o desjejum de costume e de ter conversado com a mulher, começou a sentir-se mal e pouco depois morreu.

 

José de Sousa, que aos dois anos se transferiu com a família para Lisboa, era conhecido pelo apelido de sua família paterna, Saramago, que o funcionário do Registro Civil acrescentou após seu nascimento.

 

Antes de dedicar-se à literatura, Saramago exerceu funções como serralheiro, mecânico, editor e jornalista, mas foi em 1947 que tornou realidade seu sonho de ser escritor, publicando o romance "Terra do pecado".

 

Filiado ao Partido Comunista Português desde 1969, entre 1966 e 1975, e após um longo silêncio, publicou as obras poemáticas "Poemas Possíveis", "Provavelmente alegria" e "O ano de 1993".

 

Após várias romances e textos teatrais, em 1982 conquistou notoriedade internacional com "Memorial do convento", um prestígio que consolidou com títulos como "A balsa de pedra" (1986), a peça teatral "A segunda vida de Francisco de Assis" (1987), "História do Cerco de Lisboa" (1989) e "O Evangelho segundo Jesus Cristo" (1991).

 

Desde 1993, vive na ilha canária de Lanzarote e, após publicar sua quarta obra de teatro, "In nomine Dei", foi aceito no Parlamento Internacional de Escritores.

 

Ganhador do Prêmio Camões em 1995, nesse mesmo ano iniciou a trilogia formada por "Ensaio sobre a cegueira", "Todos os nomes" e "Ensaio sobre a lucidez".

 

Em 2008, criou o blog "O caderno", e no ano passado apresentou seu último romance, "Caim".
 


Foto: (EFE)

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: