Essencial

Inteligência artificial toma conta das casas

Published

em

Foto: Divulgação

Mês passado, estreou nos cinemas o remake de Brinquedo Assassino. Diferentemente da versão da década de 1980, o novo filme traz um Chucky repaginado e completamente conectado. Ao contrário de um espírito que possui o boneco, temos uma inteligência artificial (IA) super avançada, capaz de controlar diversos equipamentos ao seu redor. Terror à parte, o longa faz refletir sobre as conexões do futuro e como a IA estará cada vez mais presente nas casas.

Agora mesmo, você já tem algo em suas mãos utilizando um pouco de inteligência artificial. Os smartphones se transformaram de tal modo nos últimos anos, que estão se tornaram algo essencial para diversas atividades rotineiras. Com a IA, os celulares já são capazes, inclusive, de controlar o gasto de bateria, o tempo que ficamos conectados, entre outras funções interconectadas.

Mas a inteligência artificial não irá se restringir ao smartphone, e prova disso são os recentes lançamentos como aspiradores de pó, geladeiras, televisores, entre outros equipamentos e eletrodomésticos. Um exemplo prático dessa inovação já está presente nos EUA e que logo dará as caras por aqui. Os smart speakers, ou caixas de som inteligentes, são equipadas com assistentes virtuais capazes de fazer ações simples e rotineiras de casa, como acender luzes, trancar portas, ligar outros equipamentos etc.

Contudo, a IA deve vir com força, a partir de 2020, nos eletrodomésticos. Elencamos, a seguir, os principais eletros inteligentes que estarão presentes nas casas.

Smart TV

Quem pensou que a Smart TV fosse o último passo dado pelas fabricantes de televisores, enganou-se. Marcas como Samsung e LG estão investindo em TV com IA nativa, capazes de executar ações via assistente virtual, apenas falando através do controle.

Aspiradores de pó

A Xiaomi, marca chinesa recém chegada ao Brasil, lançou lá fora um mini aspirador autônomo, que não segue apenas programações designadas pelo usuário; o aparelho é capaz de identificar o espaço ao seu redor, detectar poeira pela casa, transpassar obstáculos e fazer o serviço de limpeza diário do chão, apenas conhecendo algumas rotinas.

Geladeira

A Samsung vai apostar fortemente no refrigerador inteligente. Ele será capaz de identificar alimentos e produtos vencidos, avisar quando for necessário ir ao supermercado e mostrar o que há dentro da geladeira, sem ao menos abrir a porta. Isso, com certeza, vai aumentar a autonomia do eletro e reduzir o gasto energético.

Smart Displays

Os smart displays já são uma realidade nas casas norte-americanas. Capazes de substituir funções básicas dos celulares, essas pequenas telas podem mostrar hora, data, previsão do tempo, ser despertador, acessar vídeos na internet, fazer chamadas de vídeo etc. Mas vão além, podem ser interligadas ao sistema de segurança, funcionando até como porteiro eletrônico.

Outros equipamentos

Ainda há expectativa para fogões (LG), lava e seca (Samsung) e também até espelhos com inteligência artificial. No futuro, não vão faltar opções para manter a casa conectada. Só esperamos que nenhum deles queira o mal dos seres humanos como o Chucky!

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com