Esportes

Festival Escola de Leoas reuniu centenas de meninas

Published

em

Foto: Nanda Zanella/Leoas/Divulgação

O projeto das escolinhas gratuitas de futsal feminino das Leoas da Serra, chamado de Escola de Leoas, reuniu no domingo (25) centenas de crianças na Escola Santa Helena, em Lages. Organizadas por faixa etária, as meninas se dividiram em equipes e disputaram um campeonato que durou o dia todo.

Enquanto duas equipes estavam em quadra, as demais torciam, se divertiam nos brinquedos alugados, como cama elástica e chute a gol ou participavam da confecção de brinquedos com material reciclável, em ação de conscientização sobre responsabilidade ambiental. Durante todo o dia foi servida alimentação com cachorro-quente, bolos, biscoitos e sucos. A coordenação do Escola de Leoas é da treinadora Rafaela Nicolete.

O ponto alto do dia, o torneio de futsal, envolveu as atletas de alto rendimento como treinadoras dos times e árbitras das partidas. Amandinha foi a mais solicitada para fotos, inclusive pela menina Bárbara Schlichting Bittencourt, de São Joaquim. Ela mostrou uma foto em que reproduz um lance de Amandinha, e que usou como painel em sua festa de aniversário. “Eu jogava só com meninos no colégio, e quando conheci as Leoas, disse para os meus pais que é possível menina jogar bola, fazer o que quiser, não tem nada que seja só para os meninos. Agora vou até começar a jogar em um projeto com meninas”, disse ela, que realizou o sonho de tirar uma foto com Amandinha. “Não tem não se emocionar. A gente sonha quanta pessoas nos escolhem como referência, e se podemos passar adiante a ideia de que mulheres podem tanto quanto os homens, essa é uma vitória maior do que as que temos nas quadras”, disse Amandinha.

Se Bárbara veio de São Joaquim, outras 40 meninas vieram de Anita Garibaldi, onde a professora Marilei Lourenssi desenvolve um projeto de futebol feminino para crianças, que atua em conjunto com as Leoas. Entre elas estava Chaiane Demenech Fernandes, 11 anos, eufórica por ter conhecido Amandinha. “Ela foi muito legal com a gente, tirou fotos, incentivou a gente a continuar jogando. Aí eu publiquei a foto no Instagram e ela comentou e compartilhou, parece um sonho”, afirma Chaiane, dizendo que o mesmo aconteceu com as suas amigas.

Em breve o projeto Escola de Leoas receberá uniformes e tênis para 400 meninas que participam das escolinhas, em dinheiro captado junto à Lei Nacional de Incentivo ao Esporte. Isso assegura a realização de mais oito meses das escolinhas, mas ainda não se sabe com quais atletas como monitoras, já que as comandantes dos polos são as jogadoras das Leoas. “Escolinha e time de rendimento andam juntos. Se não conseguirmos manter o time, o projeto caminha para o fim. Claro que vamos realizar as escolinhas ano que vem, mas se o time tiver acabado, será apenas para cumprir os compromissos, prestar contas e depois fechar as portas. Estamos lutando para isso não acontecer, e depende muito da bilheteria dos jogos de quarta e quinta-feira”, disse Geane Ferreira de Jesus, a Gi Morena, presidente das Leoas.

Campeonato Catarinense

Os jogos a que a presidente se refere são a decisão da Liga Catarinente, quarta-feira (28), às 20h30 no Jones Minosso, e a decisão do campeonato catarinense, quinta-feira (29), mesmo horário e local.

As duas partidas são contra a maior rival das Leoas, a Female de Chapecó. Para fechar o ano financeiro, o time conta com essas bilheterias. “É preciso que o trabalho importe para a cidade. Não pode ser uma coisa só nossa e das atletas. Se não tivermos um bom público nessas finais, com um time campeão da Libertadores, é um recado claro que não devemos continuar”, desabafou Geane.

Os ingressos para os jogos de quarta e quinta estão a venda nas lojas Honolulu, Ki-Bola, Código e Allong, e na Esmalteria Nacional e Raia 1. O valor para cada dia é R$ 10,00, mas é possível comprar o pacote para os dois dias por R$ 15,00.

Fonte: Associação Leoas da Serra

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com