Economia e Negócios
Expectativa de compras para Dia das Mães diminuiu em Lages
Flores e corações já enchem as vitrines do comércio lageano, em celebração ao Dia das Mães, no próximo dia 13. Além disso, comerciantes escolhem os produtos que mais chamam a atenção para que filhos e netos comprem os presentes.
Na loja Laço Rosa, da comerciante Marisete Pitz Rafaeli da Silva, para atrair ainda mais clientes, ela tem realizado promoções nas redes sociais para quem comprar as peças de roupa. Como a loja abriu em outubro do ano passado, não estava em funcionamento no último Dia das Mães, mas a expectativa é que neste ano, as vendas sejam expressivas.
De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a intenção de compras é, majoritariamente, de mulheres (56,0%) jovens, com idade entre 18 e 35 anos (35,8%) e solteiras (48,9%).
No Estado, o total do gasto médio com toda a data será de R$ 164,081 por consumidor. O gasto é 0,6% menor do que o levantado pela mesma pesquisa em 2017 (R$ 165,77) em Lages, o valor será de R$ 142,50. Em relação ao ano passado, houve uma queda nesse valor, que era de R$ 147.
O comércio de rua é a primeira opção da maioria dos catarinenses (73,6%), seguido pelos shoppings centers (17,2%). O vestuário continua a principal escolha dos consumidores (42,9%), seguido pelo setor de perfumaria (17,8%) e calçados (11,8%). Ainda assim, quase 7% dos consumidores estão indecisos quanto ao presente.
Teresinha Schupel, que é proprietária de uma loja de presentes e perfumaria no Serra Shopping, revela que no ano passado as vendas não atingiram as expectativas. Neste ano, espera que seja melhor. Há 12 anos trabalhando no comércio, ela ressalta que percebe mudanças na forma de compras, já que muitos optam não por um presente específico, mas por aquilo que sai mais em conta.
Na loja Blue Star, o que atrai clientes é a oportunidade de parcelar a compra no crediário. A gerente Vitória Medeiros diz que, principalmente em épocas festivas, a procura pelo crediário aumenta. Ela ressalta que para este ano a expectativa para o Dia das Mães é grande.
Além de movimentar o comércio tradicional, a data também traz impactos para o setor de serviços. É grande o número de famílias que aproveitam o dia para realizar alguma programação especial. No Estado, 41,1% dos entrevistados irão almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 16,8% que irão sair para almoçar ou jantar em algum restaurante. Também é grande o percentual de pessoas que não irá realizar programa algum (33,7%), ou seja, provavelmente irá aproveitar a data para ficar em casa.