Variedades

Este ano tem Núcleo de Arte e Cultura na Alam

Published

em

Fonte: Adilson Freitas / Divulgação

O Projeto Núcleo de Arte e Cultura é uma iniciativa executada pela Associação Lageana de Assistência ao Menor (Alam), por meio dos recursos do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), patrocinados pelo programa Amigo de Valor e mediados pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA). O projeto, cujas atividades retornarão a partir do dia 2 março, tem como objetivo oferecer oficinas relacionadas aos saberes artísticos e à cultura – sobretudo em seus aspectos locais – especificamente nas áreas de teatro e narração de histórias, música e artes visuais. Além disso, fornece acompanhamento psicossocial e alimentação para os participantes.

As oficinas, cuja abordagem prioriza o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo social dos participantes, são divididas em núcleos, com o intuito de descentralizar a oferta de serviços dessa natureza, levando-os aos bairros mais afastados, Tributo (Cras IV), Centenário (Cras II), Bairro Popular (Sede da Alam) e Condomínio Pedro Filomeno. 

Nos núcleos, as crianças e adolescentes têm acesso às oficinas, além de alimentação saudável e acompanhamento da equipe técnica no que tange ao atendimento psicossocial, ampliando o atendimento do projeto, também, para as famílias dos alunos nas comunidades em que se inserem os núcleos.

Em 2019, primeiro ano da iniciativa, o NAC atendeu a 120 crianças e adolescentes, com a colaboração dos artistas e educadores sociais Adilson Freitas e Marcos Cordioli (integrantes da Associação Cultural Matakiterani), nas oficinas de Teatro e Narração de Histórias; do artista Everton Figueiró, nas oficinas de Artes Visuais, com ênfase para o grafite; e do professor Luiz Augusto de Medeiros, que integra a equipe regular da Alam, nas oficinas de música. 

Segundo o ator e educador social Marcos Cordioli, “as oficinas são de extrema importância para auxiliar no processo de desenvolvimento das crianças e adolescentes, uma vez que partimos das experiências de cada participante, dando espaço e voz a eles. A evolução acontece não só por parte deles, mas conosco, como oficineiros. É a afetividade que é construída com cada criança que pode transformar a realidade e nos tornar sujeitos mais cooperativos e atentos ao meio. ”

Nesse ano, a perspectiva é de ampliar os atendimentos, beneficiando a 160 crianças e adolescentes de maneira direta. Para a assistente social Caren Oliveira, que integra a equipe técnica do NAC, “a expectativa do projeto para 2020 é facilitar o acesso de crianças, adolescentes e suas famílias a atividades de arte e cultura no município”

Colônia de Férias da Alam

Entre os meses de janeiro e fevereiro, a Alam promoveu a 2ª edição da Colônia de Férias, que geralmente abrange alunos das oficinas regulares da instituição. No entanto, esse ano teve a participação expressiva dos alunos do NAC, que puderam exercitar suas habilidades artísticas e colaborativas, as quais desenvolveram junto aos oficineiros, em um processo dialógico de construção de conhecimento. 

As atividades retornam na primeira semana de março

Os núcleos iniciam suas atividades a partir do dia 02 de março. Todas as ações e atividades realizadas pela Alam podem ser acompanhadas por meio das mídias sociais, no Instagram (@alam.lages) e no Facebook (facebook.com/alamlages2017). Maiores informações poderão ser obtidas pelos telefones (49) 3223 2354 ou pelo (49) 9 9177 6365 ou pelo e-mail alam-sc@hotmail.com.

Datas e locais

02/03 – CRAS IV – Bairro Tributo

03/03 – Condomínio Pedro Filomeno

04/03 – Sede da Alam – Bairro Popular

05/03 – CRAS II – Bairro Centenário

 

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com