Geral

Empresas investem mesmo durante a crise

Published

em

Empresas do Loteamento Novo Sul já estão se instalando Foto: Secretaria de Desenvolvimento / Divulgação

A cessão de uso de áreas de terras pertencentes ao patrimônio público municipal, assinada em dezembro do ano passado, contemplou 34 empresas.

Conforme o que foi acordado, o prazo para começar a construção, a princípio, seria de 90 dias  contados da oficialização dos Termos de Concessão, com a conclusão das obras e início das atividades no prazo de dois anos.

Porém, a pandemia que se instalou no Brasil fez com que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico revisse os prazos. As novas datas ainda não foram definidas mas, independentemente da situação, várias empresas já iniciaram as obras. 

Assim que os novos prazos forem estipulados, os empresários serão avisados. “Não é justo pressionar os empresários, pois há um cenário de incerteza para o futuro”, avalia o secretário municipal de desenvolvimento, Mário Hoeller  Souza.

Além disso, reforça que nem se pode garantir, que todos os empresários que assumiram o compromisso ao assinar o termo poderão honrá-lo. “O Brasil parou, a prefeitura parou e seria muita injustiça se cobrássemos alguma resposta.”

Para Mário, antes da pandemia havia indício que tudo sairia conforme a previsão. A exemplo do Loteamento Novo Sul, no Bairro Ferrovia, onde duas empresas já estão funcionando e  uma terceira está em fase de construção. 

Ainda segundo a secretaria, há diferentes situações e estágios nas áreas cedidas, no que diz respeito ao avanço da construção.

Algumas empresas estão na fase de terraplanagem e base da obra, outras em fase de providência de documentação. E há uma expectativa de que, quando as micros e pequenas empresas começarem a operar, ofertem 430 postos de trabalho diretos.

No passado, esses terrenos já foram doados a outras empresas que não cumpriram prazos e as finalidades estabelecidas no processo de doação. Desta forma, a Prefeitura de Lages fez o processo de reversão dessas áreas, e doou para outros empreendedores.

Empresário quer abrir em seis meses

No loteamento Novo Sul, Bairro Ferrovia, serão implantadas 13 empresas. Uma delas é a Oliveira Alumínios, de Flávio Oliveira de Lima, o Sabiá. Ele não perdeu tempo. Sua empresa ocupará uma área de 1.396 metros quadrados.

Assim que recebeu o aval da prefeitura começou a construção de seu barracão, que terá  330 metros quadrados com seis metros de altura. “Tinha um projeto quase concluído. Mostrei para um engenheiro da prefeitura e, se Deus quiser, em seis meses estaremos funcionando”, disse ele que até então estava instalado nos fundos de sua casa, no Bairro Várzea, num lugar bem menor.

Ele tem expectativa de trabalhar com 20 empregados diretos, antes trabalhava com essa média, mas eram entre empregos diretos e indiretos.

100 mil metros quadrados

Com o trabalho de formalização da doação, 13 empresas serão instaladas no loteamento Novo Sul, totalizando cerca de 100 mil metros quadrados.

Este loteamento foi adquirido pela SC-Parcerias (SCPar) e repassado ao Município de Lages. Sobram, ainda, 80 mil metros quadrados de área.

Os investimentos previstos são de R$ 22,6 milhões. A empresa Turma da Árvore, por exemplo, passará de cinco para 50 colaboradores, e a Impacto Indústria de Máquinas, de dois para 25.

Incentivos Econômicos

A  Flex Gestão de Relacionamentos S.A instalará um laboratório de tecnologia. O empreendimento faz parte das cessões de terrenos. A empresa foi contemplada, por meio de decreto, de uma área de terras medindo 4.470,48 metros quadrados, dentro do Órion Parque, no Bairro São Francisco.

Bela Vista

Na Área Industrial, no Bairro Bela Vista, estarão operando no futuro a Panificadora Borsatto Ltda. ME, GM Pinturas Industriais Ltda, Germano & Germano Ltda, Delly Indústria e Comércio de Prendedores de Roupa Ltda e Transportes de Carga DH Eirele.

Loteamento Novo Sul

Marisa Aparecida Fogaça Ochoa – ME

Zago Engenharia e Artefatos de Cimento Ltda

Córdova Armações Metálicas Ltda

Techneo Equipamento e Serviços Técnicos Ltda

Brittec Equipamentos de Britagem Ltda

Popular Madeiras e Transportes Ltda

Borges Indústria de Madeiras Ltda

Terra Engenharia Ltda

Cozinox Indústria e Comércio de Cozinhas Industriais Ltda

Wiatec Eletricidade e Automação Industrial Ltda

OAL Serralheria Ltda

Construtora Branger Ltda

Turma da Árvore

Loteamento São Paulo

Clóvis Duarte Camilo – ME

Impacto Indústria de Máquinas e Equipamentos Ltda. ME 

Loteamento São Francisco

Adão Airton Dutra ME

Mekahl Oficina Mecânica e Peças Ltda

Max Ceziro Machado – ME

Adriano de Liz Castro EPP

Rosangela de Fátima R. P. da Silva

Alluen Transporte Ltda ME

Paulo Marcio Cislaghi ME

Eco Lages Química Ltda – EPP

Trevo Embalagens Ltda

Giassi Pré Fabricados Ltda

Outras áreas

Zooprofit Animal Nutrition Ltda, no Bairro Vila Mariza

Na Fazenda Amola Faca, em Santa Terezinha do Boqueirão, a Turma da Árvore Comércio Ltda

No prolongamento da rua Onofre de Oliveira Ramos, Bairro São Miguel, estará a empresa Hiago Cordeiro dos Santos ME

A.L. Embalagens Ltda. ME no Loteamento São Francisco – Área Industrial, Bairro São Francisco

Mobili Pertu-tti Indústria Moveleira Ltda, no Loteamento Novo Sul, Bairro Ferrovia

Critérios

Os imóveis cedidos não poderão ser transferidos, subdivididos, sublocados, alienados e nem servir de garantia para a obtenção de recursos financeiros. Este último, somente mediante solicitação formal à prefeitura, que analisará o caso.

Os imóveis a serem cedidos por autorização da Lei terão uso revertido ao Município a qualquer tempo, caso as áreas não sejam utilizadas para as finalidades definidas nos projetos apresentados, não se cumpram os prazos de início das obras e atividades, haja paralisação das atividades por período superior a 12 meses, extinção da empresa, falência do empresário ou da sociedade, transferência do estabelecimento para outro município, não se cumpram as normas técnicas de construção, e na ocorrência de qualquer destas situações.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com