Geral
Empresas investem mesmo durante a crise
A cessão de uso de áreas de terras pertencentes ao patrimônio público municipal, assinada em dezembro do ano passado, contemplou 34 empresas.
Conforme o que foi acordado, o prazo para começar a construção, a princípio, seria de 90 dias contados da oficialização dos Termos de Concessão, com a conclusão das obras e início das atividades no prazo de dois anos.
Porém, a pandemia que se instalou no Brasil fez com que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico revisse os prazos. As novas datas ainda não foram definidas mas, independentemente da situação, várias empresas já iniciaram as obras.
Assim que os novos prazos forem estipulados, os empresários serão avisados. “Não é justo pressionar os empresários, pois há um cenário de incerteza para o futuro”, avalia o secretário municipal de desenvolvimento, Mário Hoeller Souza.
Além disso, reforça que nem se pode garantir, que todos os empresários que assumiram o compromisso ao assinar o termo poderão honrá-lo. “O Brasil parou, a prefeitura parou e seria muita injustiça se cobrássemos alguma resposta.”
Para Mário, antes da pandemia havia indício que tudo sairia conforme a previsão. A exemplo do Loteamento Novo Sul, no Bairro Ferrovia, onde duas empresas já estão funcionando e uma terceira está em fase de construção.
Ainda segundo a secretaria, há diferentes situações e estágios nas áreas cedidas, no que diz respeito ao avanço da construção.
Algumas empresas estão na fase de terraplanagem e base da obra, outras em fase de providência de documentação. E há uma expectativa de que, quando as micros e pequenas empresas começarem a operar, ofertem 430 postos de trabalho diretos.
No passado, esses terrenos já foram doados a outras empresas que não cumpriram prazos e as finalidades estabelecidas no processo de doação. Desta forma, a Prefeitura de Lages fez o processo de reversão dessas áreas, e doou para outros empreendedores.
Empresário quer abrir em seis meses
No loteamento Novo Sul, Bairro Ferrovia, serão implantadas 13 empresas. Uma delas é a Oliveira Alumínios, de Flávio Oliveira de Lima, o Sabiá. Ele não perdeu tempo. Sua empresa ocupará uma área de 1.396 metros quadrados.
Assim que recebeu o aval da prefeitura começou a construção de seu barracão, que terá 330 metros quadrados com seis metros de altura. “Tinha um projeto quase concluído. Mostrei para um engenheiro da prefeitura e, se Deus quiser, em seis meses estaremos funcionando”, disse ele que até então estava instalado nos fundos de sua casa, no Bairro Várzea, num lugar bem menor.
Ele tem expectativa de trabalhar com 20 empregados diretos, antes trabalhava com essa média, mas eram entre empregos diretos e indiretos.
100 mil metros quadrados
Com o trabalho de formalização da doação, 13 empresas serão instaladas no loteamento Novo Sul, totalizando cerca de 100 mil metros quadrados.
Este loteamento foi adquirido pela SC-Parcerias (SCPar) e repassado ao Município de Lages. Sobram, ainda, 80 mil metros quadrados de área.
Os investimentos previstos são de R$ 22,6 milhões. A empresa Turma da Árvore, por exemplo, passará de cinco para 50 colaboradores, e a Impacto Indústria de Máquinas, de dois para 25.
Incentivos Econômicos
A Flex Gestão de Relacionamentos S.A instalará um laboratório de tecnologia. O empreendimento faz parte das cessões de terrenos. A empresa foi contemplada, por meio de decreto, de uma área de terras medindo 4.470,48 metros quadrados, dentro do Órion Parque, no Bairro São Francisco.
Bela Vista
Na Área Industrial, no Bairro Bela Vista, estarão operando no futuro a Panificadora Borsatto Ltda. ME, GM Pinturas Industriais Ltda, Germano & Germano Ltda, Delly Indústria e Comércio de Prendedores de Roupa Ltda e Transportes de Carga DH Eirele.
Loteamento Novo Sul
Marisa Aparecida Fogaça Ochoa – ME
Zago Engenharia e Artefatos de Cimento Ltda
Córdova Armações Metálicas Ltda
Techneo Equipamento e Serviços Técnicos Ltda
Brittec Equipamentos de Britagem Ltda
Popular Madeiras e Transportes Ltda
Borges Indústria de Madeiras Ltda
Terra Engenharia Ltda
Cozinox Indústria e Comércio de Cozinhas Industriais Ltda
Wiatec Eletricidade e Automação Industrial Ltda
OAL Serralheria Ltda
Construtora Branger Ltda
Turma da Árvore
Loteamento São Paulo
Clóvis Duarte Camilo – ME
Impacto Indústria de Máquinas e Equipamentos Ltda. ME
Loteamento São Francisco
Adão Airton Dutra ME
Mekahl Oficina Mecânica e Peças Ltda
Max Ceziro Machado – ME
Adriano de Liz Castro EPP
Rosangela de Fátima R. P. da Silva
Alluen Transporte Ltda ME
Paulo Marcio Cislaghi ME
Eco Lages Química Ltda – EPP
Trevo Embalagens Ltda
Giassi Pré Fabricados Ltda
Outras áreas
Zooprofit Animal Nutrition Ltda, no Bairro Vila Mariza
Na Fazenda Amola Faca, em Santa Terezinha do Boqueirão, a Turma da Árvore Comércio Ltda
No prolongamento da rua Onofre de Oliveira Ramos, Bairro São Miguel, estará a empresa Hiago Cordeiro dos Santos ME
A.L. Embalagens Ltda. ME no Loteamento São Francisco – Área Industrial, Bairro São Francisco
Mobili Pertu-tti Indústria Moveleira Ltda, no Loteamento Novo Sul, Bairro Ferrovia
Critérios
Os imóveis cedidos não poderão ser transferidos, subdivididos, sublocados, alienados e nem servir de garantia para a obtenção de recursos financeiros. Este último, somente mediante solicitação formal à prefeitura, que analisará o caso.
Os imóveis a serem cedidos por autorização da Lei terão uso revertido ao Município a qualquer tempo, caso as áreas não sejam utilizadas para as finalidades definidas nos projetos apresentados, não se cumpram os prazos de início das obras e atividades, haja paralisação das atividades por período superior a 12 meses, extinção da empresa, falência do empresário ou da sociedade, transferência do estabelecimento para outro município, não se cumpram as normas técnicas de construção, e na ocorrência de qualquer destas situações.
slope game
17/04/2023 at 03:51
It is prohibited to transfer, subdivide, sell, or sublease the real estate that has been assigned, nor may it act as a guarantee for the acquisition of financial resources.