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Empresa de transporte urbano testa novo ônibus
Um ônibus do transporte público de Lages que está circulando pela cidade está chamando a atenção da comunidade. O veículo desperta curiosidade pela cor. Ele é cinza. Um teste é o principal motivo de o ônibus ser “diferente”.
O gerente de tráfego da empresa Transul, Genésio Küster, explica que trate-se de um veículo Mercedes-Benz, com chassi OF-1721L.
O veículo é composto de uma nova tecnologia, equipado com motor Euro 5, e possui um tratamento da saída dos gases de escapamento, o que reduz a emissão de poluentes na atmosfera. A tecnologia BlueTec5, presente nos caminhões e ônibus Mercedes-Benz desde 2012, foi desenvolvida para atender à norma Proconve P-7.
O ônibus que possui 38 assentos deverá permanecer em circulação durante todo este mês para ser avaliado. Se aprovado, o modelo poderá compor a frota futuramente. “A previsão é que pelo menos 12 novos ônibus sejam adquiridos em 2019.”
De acordo com o monitor Carlos Roberto da Silva, o veículo é desenvolvido com motor OM 924 LA de 4 cilindros, com potência de 208 cv e 780Nm de torque. O OF-1721L prioriza além da economia de combustível, a rentabilidade e a qualidade do transporte de passageiros.
Projetado para criar uma variação na família de OFs de 17 toneladas e atender cidades que buscam soluções na mobilidade urbana, além de confortável, a marca considera a estabilidade e qualidade que a suspensão pneumática oferece aos passageiros. Esta solução diminui o nível de trepidações do chassi e reduz o ruído interno do veículo.
Neste contexto, Silva explica que o ônibus ficará circulando por três dias em cada linha, para ser testado e avaliado. Os principais itens observados durante o transporte, são o desempenho do motor, consumo de combustível e consumo de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo).
Frota
A Transul possui 70 veículos, com 29 linhas que percorrem mais de 240 mil quilômetros na cidade. Em 2017 foram comprados 18 novos ônibus.
O que é a fase P7 do Proconve?
Proconve P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) que entrou em vigor em janeiro de 2012. É uma legislação similar à europeia Euro 5. A P7 traz redução de 60% de óxido de nitrogênio (NOx) e de 80% das emissões de material particulado (MP).
O que é e como funciona o ARLA 32?
É um reagente líquido, à base de ureia, específico para aplicação veicular, injetado no escapamento por um sistema de dosagem, necessário nos veículos com a tecnologia SCR. No catalisador, ocorre reação química que transforma o óxido de nitrogênio (NOx) em nitrogênio e vapor d’água, reduzindo os níveis de emissões. O ARLA 32 somente pode ser fabricado e vendido mediante certificação de órgãos técnicos.