Conecte-se a nós

Notícias

Lages vai receber mais três rótulas, em três bairros

Published

em

Preferencial é de quem está fazendo a rótula - Foto: Bega Godóy

A Diretran de Lages está estudando três modificações de rótulas na cidade. A do Cemitério Cruz das Almas, a do acesso ao Colégio Militar e na Avenida Santa Catarina. Os projetos estão bem adiantados, a do Cemitério, por exemplo, será oval e terá 70 metros de comprimento por 30 de largura, as das ruas João José Godinho e Professor Simplício, (antigo Colégio Melvin Jones), no Morro do Posto, serão em círculo com raio de 21 metros.

A da Avenida Santa Catarina, com a Caldas Júnior, no Bairro Conte será modernizada. Para serem implantadas, falta a Secretaria de Planejamento e Obras (Seplan) aprovar os projetos e iniciar as obras. Ainda não tem data prevista.

Implantada há menos de 20 dias, a rótula da Avenida Luis de Camões, que liga a Hercílio Granzotto, já está, segundo o engenheiro de trânsito da Diretran, Sérgio Todeschini, atendendo aos objetivos.

“Estão acontecendo menos acidentes e diminuiu o fluxo de carros”, explica Todeschini. Um levantamento dos acidentes está sendo feito pela Polícia Militar que repassará à Diretran. “Quando tivermos números consistentes divulgaremos as estatísticas”, garante ao lembrar que a Camões é a avenida que registrava maior número de acidente (não fatais).

Todeschini explica ainda que rótulas são mecanismos criados para melhoria do trânsito e diminuir o grau  de risco de acidente nos locais onde têm fluxo de pedestres e veículos. “Quem está rotulando tem a preferencial.

As pessoas aos poucos tem que se adaptar pois é um sistema democrático. Se não der certo tem que voltar a ter sinaleiras  a espera será ainda maior”, comenta o engenheiro. Para implantação de rótulas são estudadas a sua funcionalidade. Para a Camões foram feitas simulações nas ruas São Jorge (subida do Batalhão) e Paulo Alves (passa ao lado do Cav) mas não foi aprovada.

Ranking de Acidente de trânsito nas principais ruas e avenidas 2017

  1. Avenida Luis de Camões – 146 (7,6%)
  2. Belisário Ramos – 128 (6,7%)
  3. Presidente Vargas – 127 (6,7%)
  4. Dom Pedro II – 100 (5,3%)
  5. Marechal Floriano – 48 (2,5%)
  6. Duque de Caxias – 46 (2,4%)
  7. Correia Pinto – 43 (2,3%)
  8. Papa João XXIII – 41 (2,2%)
  9. 1 de Maio – 33 (1,7%)
  10. Humberto de Campos – 28 (1,5%)

Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais