Variedades

Dico: “Resolvi escutar o corpo e dar um tempo do rádio”

Published

em

Foto: Bega Godóy

O dia de trabalho de João Osvaldo Amarante, o Dico Amarante, locutor da Rádio Clube, começa com o programa Clube Interativo, das 13h30 às 15h30, depois ele faz a programação da madrugada, celebra a Ave Maria das 18h e encerra com a Hora da Corneta. Uma rotina que o realizou em todos os sentidos. No entanto, nesta semana, Dico anunciou que deixaria a função cumprida nos últimos 20 anos diariamente.

O radialista decidiu “ouvir o corpo” e sair do “ar” para se dedicar a si. Seu último programa vai ao ar nesta sexta-feira (24).

“Quero viajar, conhecer outros estados, principalmente o Nordeste, além de curtir a família e refazer a decoração da casa e, mais tarde, quem sabe, pensar em algo para passar o tempo: que me dê prazer”, justifica o lageano que carrega em sua biografia 42 anos de rádio.    

Dico tem plena convicção de que fez a escolha certa, no tempo correto, parando aos 62 anos. “Saio com a certeza que pude contribuir para a cidade. Vou sentir falta, é claro, do contato com o ouvinte, do ambiente de trabalho, dos companheiros, mas me sinto realizado”, resume.

Duas décadas no comando do Clube Interativo 

Seu Programa diário, o Clube Interativo, ganhou repercussão, pois tornou-se um canal aberto para a comunidade participar fazendo pedidos, denúncias de irregularidades do serviço público e outros problema, além de promover campanhas de ajuda.

O quadro “Procurando por você” também faz sucesso na programação; e o Carta do Ouvinte, lida no ar, uma forma de as pessoas procurarem um amor, é um dos que tem muita audiência. “Creio que “facilitamos“ umas 70 uniões nesse período de 20 anos”, assegura.

Os Classificados da Clube, que abrangem venda, compra, troca, aluguel também fazem parte do currículo de Dico. A tradicional enquete é sucesso garantido. A última delas foi ao ar na quarta-feira (22), e os ouvintes foram questionados sobre se “tivessem como criar uma Lei qual seria?”. “Me chamou atenção que a maioria iria criar uma Lei que reduzisse os salários dos políticos”, contou o locutor que comanda  o “Hora da Corneta” que aborda assuntos da cidade sempre com irreverência, mas com muita credibilidade. 

E a programação da madrugada é ele quem seleciona as músicas.. 

O começo

E pensar que o sonho de Dico era ser aviador, mesmo ciente de sua incapacidade física, pois aos dois anos de idade desenvolveu poliomielite, doença que evoluiu para distrofia muscular e aos 38 anos o colocou numa  cadeira de rodas. Ele sempre recebia elogios pelo seu timbre de voz agradável, mas nunca se imaginou como locutor. A proximidade com o rádio, na verdade, surgiu na adolescência. “Virou um vício.

Ouvia a programação musical diariamente”, explica.  E foi num dia desses que ouviu que havia uma vaga de locutor na rádio Diário da Manhã, em Lages. O ano era 1977. Foi contratado depois de fazer o teste: Ler uma notícia. Então, encabeçou o programa musical Show da Tarde, que ia ao ar das 13h às 18h de segunda-feira, a sexta- feira uma programação popular que durou dois anos. “Atendia pedido musicais fora do ar ”, relembra.     

Depois foi convidado para coordenador uma rádio em São Marcos/RS, onde também ficou por dois anos.

Retorno para Lages

Em 1981, Dico voltou para Lages e passou a trabalhar na Rádio  Difusora, assumindo dois horários. O Disco do Telefone, programa musical, para o qual as pessoa ligavam pedindo música. “Era o tempo do orelhão e muitas vezes a ficha caia no meio da conversa”, relembra. Pela manhã, Dico tinha o quadro Minha História de Amor e o Telegrama Musical e à tarde, outro quadro “Você é quem manda”, nesse, a participação dos ouvintes era por carta. Ele comandou os programas por 18 anos. Saiu da Rádio Difusora e mudou-se para a Rádio Clube de Lages em 1999, onde está até hoje

Dico tem três filhos: Vagner, de 42 anos; Gabriel, de 31; e Letícia, de 14. É casado com Claudete Padilha há 30 anos.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com