Notícias

Dia Livre de Impostos em Lages

Published

em

Gerente Claudio Silva escolheu 20 produtos para vender sem imposto - Foto: Bega Godóy

Quem for ao comércio de Lages nesta quinta-feira (30), data em que se celebra o Dia Livre de Impostos, pode comprar mercadorias com  “descontos” entre 15% a 70% dependendo do produto e do ramo de atividade de quem aderiu a campanha nacional. Um dos estabelecimento é uma das Lojas Zago. A gerência colocou 20 produtos com descontos. O consumidor pode conferir os itens que estarão expostos numa bancada. A ideia, segundo o departamento de marketing da loja do Centro de Lages, é  a conscientização. “As formas de pagamento serão facilitadas, cartão, dinheiro ou crediário se possuir cadastro na loja”, explica o marketeiro Darlan Antunes Marin, ao lembrar que o consumidor terá diferentes opções entre chuveiros digitais, torneiras elétricas, escorredor de louças, ou seja uma bancada que atende principalmente as necessidades na lida diária da casa.  

“O Brasil é o 14º que mais arrecada impostos e o último em retorno para a população”, argumenta Darlan, ao acrescentar que não há limite de unidades por pessoa e os estoques variam bastante. Alguns têm duas unidades, outros têm dezenas. Pela primeira vez em Lages, farmácias e posto de combustíveis não se vincularam à Campanha que nasceu há 13 anos pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte/MG.

Nesta edição, explica a coordenadora da ação DLI da CDL Jovem (de Lages) Karine Souza, o foco é o varejo. Mesmo assim, ela convida  donos de postos de combustíveis, setor de serviço e o restante do comércio para aderirem a ação. “Queremos conscientizar a população sobre os impostos que incidem sobre as mercadorias. Ano que vem queremos organizar uma campanha mais abrangente”, alerta a coordenadora. A CDL Jovem integra a campanha nacional há sete anos. Todos os comerciantes que irão participar da ação terão suas lojas identificadas com cartazes e balões.

O Dia Livre de Impostos nasceu para manifestar toda a indignação com o número alto de impostos, sem o devido retorno aos brasileiros. “Nós, enquanto entidade, temos o dever de orientar a população sobre os impostos abusivos e principalmente ganhar força e representatividade. Contamos com o apoio de todos os lageanos”, ressalta o coordenador da CDL Jovem, Adriano Alves de Almeida.

As ações na rua foram cancelada devido a chuva. 

Projeto é motivado pela indignação

Segundo o vice-presidente da CDL-BH, Fernando Cardoso, o projeto surgiu da indignação da entidade pela alta carga tributária brasileira. “A maioria da sociedade não tem a informação dos altos tributos que estão embutidos no preço final do que se adquire em lojas e serviços. Por causa disso, compramos coisas com valores muito altos e que poderiam ter preço muito mais acessível”, diz.

Como achar produtos sem imposto

A CDL-BH criou um site específico com as empresas (https://www.dialivredeimpostos.com.br) que aderiram ao Dia Livre de Impostos. Você pode filtrar pelo estado, município e segmento do serviço que quer buscar a informação. Mas o consumidor não vai encontrar na página a descrição dos produtos e serviços específicos que terão seus preços isentos de impostos.

Consumidor trabalha cinco meses só para pagar impostos

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. A carga tributária brasileira está entre as mais elevadas do mundo, que corresponde a uma média de 42% do rendimento bruto de cada cidadão. O brasileiro trabalha, em média, 153 dias por ano, o que corresponde a cinco meses, só para pagar encargos.

Alto imposto e baixa reversão para o social

“Há produtos brasileiros que sofrem dupla tributação – para o comerciante adquiri-lo e para revendê-lo. Um ponto muito importante nesse debate e na conscientização das pessoas é que o Brasil cobra altos impostos, mas reverte pouco para saúde, educação e qualidade de vida da população.

Os países com maior índice de desenvolvimento humano (IDH), como os escandinavos, têm alta tributação, mas revertem tudo para seus cidadãos, com escola e atendimento de saúde 100% gratuitos e de alta qualidade”, avalia o vice-presidente da CDL-BH. Fernando Cardoso,

Confira os participantes da ação em Lages

Myatã

Espaço do Sono

Frogs Pastelaria

Moda Ativa

Moda Ativa Kids

Favorita

Jerre Lingerie Centro

Tortelli Autopeças

Spotech centro

Zago

Óptica Vision

Favorita Calçados a

Jerre Lingerie – Coral

Bem Bonita

One Store

Floricultura 3 Rosas

Honolulu Life

Trapu’s de Seda

Casa Narciso

Vidraçaria São Pedro

Marka Sports

Spotech  – Coral

Óptica Mondadori

Supermercado Martendal

Honolulu

Cia da Saúde

Loja Pérola Negra

Terceira  Geração

Ts3 Surf

Charme

Casa Blumenau

 

 

Anúncio
3 Comentário

3 Comentários

  1. Miro

    30/05/2019 at 20:09

    Tudo que tinha de tralha no depósito encalhado colocaram para vender para se livrar,procure se tem algum posto de gasolina!

  2. Pingback: Dia Livre de Impostos: motoristas fazem fila em BH para comprar gasolina por R$ 2,52 – Hoje em Dia – Digitado

  3. Pingback: Dia Livre de Impostos em Lages – CLMais – Correio Lageano – Digitado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: