Geral
De volta às aulas
Os riscos e o colorido das aulas de artes são sempre as mais atrativos para o pequeno desenhista Henrique Neto da Rosa, de 8 anos. Ele e mais de 25 mil alunos da rede estaduaHl de ensino retornam às aulas no próximo dia 15 de fevereiro. Por outro lado, mais de 15 mil crianças e bebês retomam, nesta segunda-feira (05), o ano letivo nos centros de educação infantil e escolas da rede municipal de Lages.
Rede municipal
A novidade deste ano é que a Secretaria de Educação ampliou o número de vagas em período integral nas turmas até o 5º ano. Agora, são cinco escolas oferecendo essa modalidade. Uma das dúvidas é sobre o fim da lista de espera, que hoje conta com mais de mil inscrições aguardando por uma vaga. A secretária de Educação, Ivana Michaltchuk, acredita que com a conclusão das obras em alguns dos Centros de Educação Infantil o número de crianças na fila diminua significativamente.
O Ceim do Bairro Bela Vista, por exemplo, estava quase pronto, porém, por não ter sido entregue dentro do prazo, a obra foi paralisada e acabou sendo alvo de vandalismo. Ivana ressalta que, nos próximos dias, será assinada a Ordem de Serviço para a conclusão e entrega desta unidade escolar. O término será feito com recursos do Governo Federal e da prefeitura. Algumas outras obras, que também estão paralisadas, devem ser retomadas. “Estamos com um problema, por exemplo, no Ceim Moranguinho. A empresa que realizava a obra decretou falência”.
Vale lembrar que é obrigatório o acesso à educação a partir dos 6 anos de idade. Portanto, pais ou responsáveis podem procurar a Secretaria da Educação ou a escola mais próxima de sua casa para saber sobre o número de vagas e a disponibilidade de a criança estudar.
Rede Estadual
Quem ainda não foi matriculado em alguma escola da rede estadual pode fazer a sua solicitação até o início das aulas, que está marcado para daqui a duas semanas, no dia 15 de fevereiro. A Agência de Desenvolvimento Regional de Lages compreende 45 escolas em 12 municípios.
As escolas contam com mais de dois mil professores, divididos em 1.200 efetivos e 1.032 ACTs.