Geral

Professores retomam atividades na rede pública

Published

em

Professores foram recebidos em evento realizado no Teatro Marajoara - Foto: Núbia Garcia

O ano letivo da rede pública de ensino (municipal e estadual) começou nesta segunda-feira (3), oficialmente, na maioria dos municípios da Serra Catarinense. Os dois primeiros dias serão dedicados à capacitação e planejamento dos docentes. Os alunos retornam às unidades na quarta-feira (5).

Em Lages, a rede municipal de ensino conta com quase 17 mil alunos e 1,6 mil professores (efetivos e ACTs) que atuam em cerca de 130 unidades educacionais, dentre Escolas Municipais de Educação Básica, Centros de Educação Infantil Municipais e Escolas do Campo.

A volta às aulas foi marcada por um evento que reuniu os professores da rede no Cine Marrocos, no Centro da cidade. Pela manhã, reuniram-se os professores da educação infantil e, à tarde, os docentes do ensino fundamental e das escolas do campo, além de diretores e auxiliares de direção. O evento contou com palestras (de manhã e à tarde) do mestre em Educação Ilan Brenman, autor de livros infantis.

“O professor Ilan é um contador nato de histórias que vem nos provocar para algumas reflexões com relação ao nosso trabalho pedagógico no cotidiano das nossas unidades escolares”, observa a secretária municipal da Educação, Ivana Michaltchuk. Após o evento inicial, os professores retornaram para as unidades escolares, onde passaram por capacitação e planejamento junto aos diretores. Na quarta-feira, os alunos retornam para sala de aula. O calendário escolar de 2020 prevê 200 dias letivos.

Era digital

Seguindo o mesmo direcionamento da prefeitura, de digitalizar a prestação de serviços e diminuir a utilização de papéis impressos, a Secretaria Municipal da Educação promoveu um evento com inscrições, lista de presença e emissão de certificado totalmente online.

As inscrições, feitas previamente, aconteceram somente online, assim como o registro de presença, que foi feito por um check-in na hora em que os participantes chegavam. Este check-in é enviado diretamente para o sistema da secretaria que, posteriormente, emitirá os certificado de participação, também digitalmente.

“É um movimento muito bacana, porque contribui com o andamento das nossas atividades. Já que trabalhamos nas escolas com sustentabilidade, temos que começar dando o exemplo, e é exatamente por isso que estamos fazendo esse movimento”, diz Ivana.

Proposta Curricular

De acordo com a secretária da Educação, a maior novidade para o ano letivo de 2020 será o lançamento da primeira Proposta Curricular do Município de Lages. Segundo ela, a pasta trabalha na elaboração do documento há alguns anos, em parceria com todos os professores da rede.

“Estamos construindo, a muitas mãos, esta Proposta Curricular, na qual estarão elencados os nossos conteúdos que serão trabalhados dentro da perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando habilidades e competências com nossos alunos.” O documento será concluído e apresentado à comunidade escolar no próximo mês de julho, durante o Congresso de Educação.

Em Correia Pinto, professores passam por capacitação

O município de Correia Pinto conta com sete Centros de Educação Infantil, seis Escolas de Ensino Fundamental (sendo uma Itinerante) e quatro escolas multisseriadas (no interior).

Na segunda, os professores também foram recepcionados para dar início à capacitação e planejamento para o ano letivo. Pela manhã, reuniram-se no Centro de Eventos Alexandre Júlio e, à tarde, na Associação Comunitária Dema Sevei.

“Começamos a formação dos professores trabalhando a nova BNCC e a Proposta Curricular de Santa Catarina. Teremos dois dias de planejamento voltado à nova proposta curricular, em uma parceria com a Uniplac, as professoras da universidade estão trabalhando com os professores aqui”, afirma a secretária da Educação, Cleumara Rodrigues. Os alunos retornam na quarta-feira (5).

Além da capacitação, os docentes também participaram da solenidade de posse de 35 novos servidores da Secretaria Municipal da Educação. No ato, foram empossados 13 professores, 15 agentes de serviços gerais e 7 motoristas, todos aprovados no concurso público realizado no final do ano passado.

Otacílio Costa atende a quase 7 mil alunos

A rede de ensino municipal de Otacílio Costa, na Serra Catarinense, atende à cerca de cinco mil alunos na Educação Infantil e 1,6 mil alunos do Ensino Fundamental, que estudam em 12 unidades escolares. A exemplo do calendário estadual, o ano letivo do município começou na segunda (3) para os professores e, a partir de amanhã (5) para os alunos.

Para este ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação terá duas grandes mudanças. Uma delas é a conclusão da nova sede do Centro de Educação Infantil (CEI) Ilda da Silva Velho, no Bairro Santa Catarina, que será entregue à comunidade em agosto.

A outra mudança diz respeito ao atendimento de cinco turmas do 1º ao 5º ano, cujas aulas aconteciam na Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Fátima, unidade que pertence ao Estado. A partir deste ano, estas turmas passarão a ter aulas na Escola de Educação Básica Municipal Pedro Álvares Cabral, no mesmo bairro.

Segundo o Estado, a Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima será uma das unidades de ensino de Santa Catarina a desenvolver o Novo Ensino Médio, a partir de 2020 e as salas, que antes eram cedidas ao município, serão usadas como laboratórios para os estudantes do Ensino Médio.

Planejamento começou há alguns dias em São Joaquim

Em São Joaquim, os trabalhos da rede municipal iniciaram alguns dias mais cedo. Na sexta-feira (31), coordenadores escolares, diretores e assistentes técnicos pedagógicos participaram de reuniões com o secretário da Educação, Fabiano Padilha.

O foco do encontro foi definir as ações para receber os estudantes e professores, além da apresentação do calendário escolar de 2020 e anúncio do planejamento estratégico da secretaria para o ano. Os alunos também voltam para a sala de aula na próxima quarta-feira (5).

Na Rede Estadual, alunos serão recebidos na quarta-feira

O ano letivo da rede estadual de ensino começa apenas na quinta-feira (6) na maior parte de Santa Catarina. Contudo, algumas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) terão datas diferentes do calendário estadual. As duas regionais da Serra Catarinense – situadas em Lages e em São Joaquim, bem como a regional de Jaraguá do Sul, terão os alunos de volta à sala de aula um dia antes, na quarta-feira (5). Já as regionais de Chapecó e Criciúma retomam as aulas somente na próxima segunda-feira (10).

O calendário escolar do ano letivo de 2020 foi divulgado pela Secretaria de Estado da Educação em outubro do ano passado. Anualmente, a pasta reúne-se com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SC) e com a Federação dos Municípios de Santa Catarina (Fecam) para definir o calendário do ano seguinte.

Por solicitação da Undime e da Fecam, pela primeira vez em 2020 a Serra terá um calendário regionalizado, em função do frio. As escolas, junto às CREs puderam realizar modificações no calendário escolar para adequar-se às necessidades e atividades locais e regionais. Segundo o Estado, somente é obrigatório o cumprimento à legislação, que determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas-aula.

“Eles quiseram fazer um calendário regionalizado por causa do frio. Em julho, na última semana, as outras regiões do Estado estarão trabalhando, mas a gente não. Teremos as mesmas duas semanas de férias, mas muda o período”, explica a supervisora da CRE de São Joaquim, Luzilei Adriana de Souza Campos.

Na Serra Catarinense, as aulas da rede estadual serão retomadas na próxima quarta-feira (5) – Foto: Susana Küster/ Arquivo CL

Regionais

A regional de São Joaquim atende a seis municípios: Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema – totalizando 12 escolas, 4,7 mil alunos e cerca de 350 professores. Os outros 12 municípios da Serra são assistidos pela CRE de Lages, que é responsável por 44 escolas, cerca de 23 mil alunos e em torno de 2 mil docentes.

Os professores da rede estadual na Serra também iniciaram as atividades na segunda-feira (3), com capacitação e planejamento do ano letivo. “Os professores estão em capacitação, fazendo o planejamento pro primeiro semestre nesses dois dias [segunda e terça-feira], estudando pontos importantes da Base Nacional Curricular e também estão se preparando para receber os alunos”, completa a coordenadora da CRE de Lages, Cláudia Maris Coelho Pezzi.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com