Geral
Criadores do Mangalarga Marchador querem mais presença do cavalo na Região
A Região Serrana tem forte tradição no manejo e na criação do cavalo crioulo, que mais uma vez está presente na Expolages. São 30 animais na categoria incentivo, ou seja, embora participem da exposição, não são ainda oficiais, e aguardam idade para a confirmação. Porém, outros 10 potros e potras estão aptos para o leilão previsto para este sábado à noite (13). Por outro, lado, a raça Mangalarga Marchador aparece como forte novidade na Feira, com 79 animais, entre potros e potras, animais de cobertura, matrizes, garanhões e castrados. Para o leilão deste sábado, 20 animais serão levados à pista de arremate, com preços que variam de R$ 5 a R$ 30 mil. Todos poderão ser adquiridos em até 30 parcelas, ou a vista com 15% de desconto.
A presença do Mangalarga na Expolages
Para o presidente do Núcleo Marcha Sul, Eduardo Ramos Gomes, a presença do cavalo Mangalarga Marchador na Expolages 2018 é muito importante, porque Lages faz parte de uma região em que sabidamente o cavalo crioulo é tradicional, e a tentativa é de introduzir o Mangalarga Marchador e mostrar que ele tem condições de competir com o crioulo. Na feira, estão presentes animais que nunca participaram de uma exposição, ou seja, estarão pela primeira vez em pista, e que aparecem como grande oportunidade para que os apreciadores conheçam o padrão da raça.
Eduardo explica que Núcleo Sul é uma união recente dos três estados do Sul, criado para o fortalecimento da raça. Já existem grandes criadores e com grande representatividade regional. São no Brasil cerca de 14 mil associados e 600 mil animais registrados. No ranking nacional, dos 15 melhores criadores 4 são da Região Sul. Sobre a presença do animal na Serra, os expositores consideram importante por ser uma Região bastante interessante. Por outro lado, fazem da Expolages 2018 uma exposição especial, pois, se torna a primeira do Núcleo Marcha Sul, e de quebra, realiza o primeiro leilão da raça.
A raça Mangalarga Marchador
Trata-se de um cavalo de extrema comodidade, excepcional para passeio, e ao longo dos anos os criadores conseguiram fazer um aprimoramento da raça, tornando-o também um cavalo competitivo, e que pode também ser usado na lida. Na Expolages, eles passam por provas funcionais que ajudam na seleção do animal, com avaliações do andamento, morfologia e a índole do cavalo.
Por Assessoria de Imprensa Expolages