Negócios

Expolages movimenta o fim de semana

Published

em

Eduardo Bison mantém um rebanho de 300 ovelhas da raça Texel em sua propriedade no município de Vargeão - Foto: Patrícia Vieira

A Expolages se confirma a cada ano como uma das maiores e mais antigas feiras agropecuárias e multissetoriais de Santa Catarina. O evento, que começou oficialmente quinta-feira (10), segue até domingo (13), no Parque de Exposições do Conta Dinheiro, em Lages, na Serra Catarinense.

Neste ano, são mais de 100 expositores espalhados pelos estandes dos pavilhões cobertos e os externos do parque. A feira é aberta ao público e oferece uma programação variada.

Ontem, pela manhã, o IV Seminário Regional de Piscicultura, promovido pela Prefeitura de Lages, Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, e Epagri movimentou o Conta Dinheiro.

Pelo menos 350 pessoas participaram da palestra ministrada pelo biólogo e pesquisador da Epagri do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Cedap) do Campo Experimental de Piscicultura de Camboriú (CEPC), Silvano Garcia, que discutiu sobre as novas tecnologias dirigidas à espécie jundiá, que tem excelente adaptação na Serra Catarinense. 

O agricultor Sebastião Batista de Oliveira, da Localidade de Rancho de Tábuas, interior de Lages, saiu satisfeito com o evento. “Vim para ter mais conhecimento sobre a piscicultura, inclusive do jundiá. Quem sabe, um dia, passo produzi-lo?”, comentou.

Durante a feira, mais de 1,7 mil animais entre cavalos, gado e ovelhas estarão no Conta Dinheiro. O presidente da Associação Rural de Lages, Márcio Pamplona, pontua que a Expolages tem como proposta principal, favorecer a geração de negócios em todas as atividades, ou seja, do comércio, da indústria, e do agronegócio.

Na tarde de sexta-feira (11), o destaque ficou por conta do leilão de Gado Geral, que terá em torno de mil animais. Também haverá leilões de reprodutores (touros) e dos cavalos das raças Quarto de Milha e Crioulo.

Julgamento e leilão de animais

O julgamento de ovinos da raça Texel também se destacaram ontem. A ovelha da Cabanha Velho Oeste, de Vargeão (SC), foi escolhida entre os jurados como a reserva de grande campeã da raça.

O ovinocultor Eduardo Bison, diz que é muito gratificante ser um dos destaques na criação de ovelhas em Santa Catarina. Com, aproximadamente, 700 animais em sua propriedade, no ano passado ganhou o título de grande campeã de trio.

Implementos agrícola

A Korea Tratores de Lages participa pelo terceiro ano consecutivo da Expolages. Segundo o diretor da empresa, Eraldo da Silva, a feira serve como vitrine, e as vendas, normalmente, surgem depois. “O agronegócio é um setor forte na Serra Catarinense. Nosso objetivo é o pequeno e o médio produtor,” afirma.

Programação

Sexta-feira (11)

  • Entrada de animais PO e PC Rústicos (campo)
  • 9h – Início dos julgamentos
  • 14h – Feira da Novilha e Gado Geral na pista José Arruda Ramos

Sábado (12)

  • 8h30 – Julgamentos
  • 14h00 – Leilão de Reprodutores
  • 19h30 – Leilão de Equinos

Domingo (13)

  • 8h30 – Pista 5 – Julgamento Raça Mangalarga Marchador
  • 10 h – Cancha – Grande Campeonato – Raça Crioula
clique para comentar

Deixe uma resposta