Notícias

Consórcio de Saúde atenderá a 29 municípios

Published

em

O Consórcio realiza mais de 80 mil procedimentos anuais - Foto: Adecir Morais

Com 23 anos de existência, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios de Região Serrana (Amures) – CIS-Amures conta, atualmente, com 26 municípios vinculados. O órgão atende uma população de mais de 400 mil habitantes entre Serra Catarinense, região do Contestado e Meio-Oeste catarinense. Por intermédio dele, os moradores têm acesso a diversas especialidades médicas.

A atuação do consórcio está voltada à prestação de serviços como consultas em atenção especializada, procedimentos ambulatoriais, exames de média e alta complexidade, cirurgias e internação psiquiátrica, por exemplo. Só com serviço de exames, 21 tipos de procedimentos são realizados fazendo daquela unidade, uma referência em procedimentos. O serviço já teve seu modelo copiado por outras regiões.

Pelo consórcio são realizados, ao menos, onze tipos de procedimentos cirúrgicos e oferecidos mais de 330 tipos de exames, além de 35 modalidades de procedimentos ambulatoriais, fora consulta não médicas de profissionais em atenção especializada e consultas médicas em atenção especializada como sessão de fisioterapia e hidroterapia. É conveniado com mais de 200 prestadores de serviços, realiza mais de 80 mil procedimentos anuais desde pequenas cirurgias a atendimentos especializados.

De acordo com a diretora-executiva do CIS-Amures, Nalú Terezinha Júlio, o consórcio tem por objetivo atuar em parceria com os municípios na área da saúde, buscando baratear os cursos dos serviços, como exames e consultas médicas.

Parte dos serviços é oferecido no prédio do órgão, na Rua Nossa Senhora dos Prazeres, no Centro de Lages, como ultrassom e eletrocardiograma, e outra é encaminhada para os prestadores de serviços.

Nalú explica que o órgão funciona como se “fosse uma policlínica de cada município”, com o objetivo de ampliar o número de atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as vantagens, os municípios têm redução do preço dos serviços de saúde. Além disso, o órgão já fez licitações de medicamentos e conseguiu reduzir em 73% os valores dos produtos.

Municípios filiados

O CIS-Amures conta hoje com 26 municípios filiados. São eles: Anita Garibaldi; Bocaina do Sul; Bom Jardim da Serra; Bom Retiro; Campo Belo do Sul; Capão Alto; Celso Ramos; Abdon Batista; Cerro Negro; Correia Pinto; Frei Rogério; Lages; Monte Carlo; Otacílio Costa; Painel; Palmeira; Ponte Alta; Ponte Alta do Norte; Rio Rufino; Santa Cecília; São Cristóvão do Sul; São Joaquim; São José do Cerrito; Urubici; Urupema e Vargem. Além disso, outros três (Curitibanos, Zortéa e Brunópolis) tiveram seus nomes aprovados no ano passado e também vão começar a fazer parte do consórcio.

Números: 

80 mil procedimentos realizados por ano

330 tipos de exames

200 prestadores de serviço conveniados

clique para comentar

Deixe uma resposta