Conecte-se a nós

Notícias

Comandante dos EUA critica Irã por treinar e armar talibãs afegãos

Published

em

Cabul, 30/05/2010, (EFE)

 

O comandante das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e dos Estados Unidos no Afeganistão, general Stanley McChrystal, denunciou neste domingo que o Irã "proporciona armamento" e "treina" membros da insurgência talibã afegã dentro de seu território.


Em entrevista coletiva em Cabul, junto ao responsável civil da Otan, Mark Sedwill, McChrystal afirmou que existem "provas claras" do apoio proporcionado pelo Irã aos talibãs, mas assegurou que as forças que comanda estão trabalhando para impedi-lo.


"O treinamento ao qual nos referimos ocorre dentro do Irã com combatentes que se movimentam dentro do país e o armamento vem para o Afeganistão procedente de lá. Estamos trabalhando para deter estas atividades", disse o general americano.


Não é a primeira vez que McChrystal critica o suposto apoio aos talibãs por parte do Irã, acusações que foramnegadas pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad, durante uma visita ao Afeganistão em março, na qual também acusou os EUA de manterem um "duplo jogo" no país asiático.
Por sua parte, Sedwill ressaltou que a comunidade internacional apoia a iniciativa do Governo afegão de dialogar com membros moderados da insurgência talibã que estejam dispostos a renunciar à violência.


O responsável civil da Otan qualificou de "oportunidade crítica" para avançar neste processo a realização de uma "assembleia da paz", que poderia contribuir para alcançar "um consenso nacional" em torno do esforço do presidente afegão, Hamid Karzai.


A assembleia, de caráter consultivo, deve acontecer no dia 2 de junho e contará com a presença dos 240 membros da câmara baixa do Parlamento, mas parte da oposição política anunciou que não participará dela.

foto:(EFE)

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: