Conecte-se a nós

Notícias

Presidente declara ‘estado de emergência’ em El Salvador e confirma 9 mortes

Published

em

San Salvador, 30/05/2010, (EFE)

 

O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, declarou hoje "estado de emergência" em todo o país por causa das chuvas provocadas pela depressão tropical "Agatha" e confirmou nove mortes.


"A declaração do alerta (…) ajuda a rápida mobilização de todo o aparelho estatal, para estar completamente à disposição de salvadorenhos e salvadorenhas em situação de risco", declarou Funes, em mensagem ao país transmitida em cadeia de rádio e televisão.


O presidente expressou suas condolências "às famílias dos nove mortos por ocasião das fortes chuvas", e confirmou que, até o momento, 8.147 pessoas foram retiradas de suas casas.


"Atualmente, 90% do território nacional corre risco, porque 'Agatha' deixou uma média diária de precipitações maior inclusive que as registradas com os furacões 'Mitch' e 'Stan' e com a tempestade 'Ida'", disse.


Em 1998, o "Mitch" causou 10 mil mortes na América Central e no Caribe, enquanto em outubro de 2005, 69 pessoas, a maioria crianças, morreram em inundações e deslizamentos de terra causados pela passagem do furacão "Stan".


Já as chuvas provocadas pela passagem da tempestade tropical "Ida" pelo Caribe deixaram 200 mortos em novembro do ano passado.


"Cidadãos e cidadãs, peço que colaborem com as instruções das autoridades, especialmente se os senhores moram em regiões perto do leito de rios, encostas de montanhas e colinas, regiões litorâneas e todas aquelas que sejam consideradas de alto risco", acrescentou o chefe de Estado.


Já em Honduras, presidente Porfirio Lobo declarou hoje estado de "emergência nacional" pelas chuvas que castigam o país, com maior incidência nas regiões sul, centro e oeste, provocadas pela depressão tropical.


A emergência foi decretada por Lobo durante o conselho de ministros, enquanto o chanceler Mario Canahuati convocou os representantes da comunidade internacional a coordenarem um programa de ajuda para fazer frente à situação no país.

foto: (EFE)

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: