Geral

Com previsão de chuva apenas para fim de semana, economizar água é essencial

Published

em

Foto: Marcela Ramos

O sol vai predominar na Serra Catarinense durante esta semana. A previsão de chuva está descartada até sexta-feira (27). O que provoca preocupação para o setor agrícola, pecuário e principalmente para as empresas fornecedoras da água potável que dependem da chuva para encher as mananciais da região.

Em Lages, a segunda-feira (23) amanheceu  com nebulosidade e o céu encoberto de nuvens, mas no decorrer da manhã o sol foi ganhando espaço. A temperatura máxima deve chegar aos 25°C. Conforme a previsão da Epagri/Ciram, a terça-feira (24) segue sem muitas alterações, e também será ensolarada na Serra Catarinense. Temperatura mínima que acontece durante ao amanhecer está prevista 13°C, e a máxima deve chegar ficar entre os 25°C a 28°C. Quarta (25) e quinta-feira (26), a previsão é de sol em todas as regiões de Santa Catarina. Temperatura mínima variando de 14°C a 16°C e a máxima deve ficar entre os 26°C e 28°C. 

Tendência para o dia 27  até o dia 3

O engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho, comenta que existe a possibilidade de chuva, mas não será suficiente para encher os rios.  “Existe possibilidade de chuva durante o domingo, o que difere da semana passada é que as temperaturas sofrem uma queda. É aquele calor de outono. Recomendo que economizem água. E cuidado com as queimadas”, afirma.  

Segundo a Epagri/Ciram, na maior parte do período, presença de sol, com mais nebulosidade, e chuva fraca, porém, frequente no período noturno associada à circulação marítima no Litoral de Santa Catarina. Para o dia 28 e parte de 29 há previsão de chuva em todas as regiões, devido à passagem de uma frente fria. Temperatura elevada no dia 17 e a partir do dia 1º de abril. 

Dicas para economizar água durante a quarentena 

Estar em casa no período de isolamento social para evitar o contágio do novo coronavírus pode acabar resultando num maior consumo de água, isso porque, as medidas de higiene precisam ser reforçadas. Consequentemente, o consumo de água em Santa Catarina ficou acima do normal na última semana. Além disso, a situação de estiagem persiste em várias regiões do Estado.

Mas há algumas práticas simples que ajudam a economizar

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com