Conecte-se a nós

Correio do Bem

#CLentrevista a diretora do CL Isabel Baggio

Published

em

Foto: Marcela Ramos

Correio Lageano: Como surgiu o CL Correio do Bem?

Isabel Baggio: Desde a sua fundação, o Correio Lageano sempre se preocupou com o desenvolvimento da cidade e com as pessoas. Essa ideia, que hoje é ação, tem o objetivo de fazer as pessoas que precisam de um apoio para melhorar a sua renda ou o seu negócio, mostrem o seu caso e divulguem sua necessidade. Por intermédio do projeto CL Correio do Bem, essa pessoa pode receber ajuda de uma empresa ou de um pessoa física. O propósito é fazer o encontro dessas duas pessoas, a que precisa e a que quer ajudar e, assim, provocamos esse sentimento de ajuda ao próximo. Não uma ajuda de algo momentâneo, mas sim de algo que realmente de uma oportunidade para essa pessoa se desenvolver.

Qual é o principal objetivo dessa ação?

Existe o desemprego e é algo que transcende, mas a ideia desse projeto é minimizar a situação do desemprego, melhorar a geração de renda. As pessoas precisam de geração de renda, seja através de um emprego em uma empresa ou através do seu próprio negócio. É no fomento dos pequenos e micro negócios das pessoas que a gente pretende ajudar. Por exemplo, às vezes, a pessoa tem uma máquina de costura em casa, não usa e não sabe o que fazer. Essa pessoa pode doar essa máquina e ajudar alguém que não pode comprar aquele equipamento, e gerar renda através da máquina.

Quem quer participar, como pode fazer?

A pessoa pode vir até o jornal, pode entrar em contato pelo telefone 3221-3342, pode entrar pelo site (https://clmais.com.br/correiodobem/), contando sua história. As pessoas que querem doar, também podem se inscrever nesses meios. Podemos fazer o efeito contrário, por exemplo, eu tenho uma coisa para doar, nós podemos procurar a pessoa que precisa receber essa doação. Estamos publicando tanto no portal quanto no jornal, o encontro dessas duas pessoas. O trabalho é de solidariedade.

Onde ficam os pontos de coleta das cartas para o CL Correio do bem?

Temos urnas espalhadas pela cidade e também nossos apoiadores. Os pontos de coleta são: No ponto de leitura do terminal urbano, no setor dos classificados aqui do jornal CL, nos supermercados Myatã do Bairro Coral, Big, Martendal, Kloppel do Bairro Popular e no Banco do Emprego. Os apoiadores são: Engie, Flex Contact, Instituto José Paschoal Baggio (IJPB) e a Rádio FM 101.

O CL Correio do Bem é uma ação em comemoração aos 80 anos do jornal. Nosso acervo está circulando pela cidade e até julho fica no museu. Qual é o propósito dessa ação?

O jornal nasceu em 1939, são 80 anos de vida, contando histórias da vida das pessoas através das páginas do jornal. Hoje, temos o portal online, mas o nascimento do jornal foi o impresso, no qual muitas histórias foram contadas, quantas vidas passaram por ali, quantas pessoas se encontraram, quantas empresas nasceram, quantos negócios foram gerados. Enfim, nosso propósito é encontrar as pessoas. Fazer com que através das páginas do jornal as pessoas se encontrem e se realizem. O objetivo de expor o acervo, é fazer as pessoas analisarem como foi o movimento do próprio jornalismo, os conteúdos que usavam no passado e os que usam atualmente; quem eram os protagonistas da época. Além de olhar o jornal como história. É importante, através das páginas, observar os costumes das pessoas, o que faziam e o que era importante para elas naquela época. Esses conteúdos são um privilégio em termos acesso e, por isso, está disponível no Museus Histórico Thiago de Castro.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta