Entretenimento

Circuito Sesc leva grupo lageano à Bahia e Manaus

Published

em

Foto: Pablo Gomes/Divulgação

A Associação Cultural Matakiterani foi selecionada para fazer parte do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. As apresentações acontecerão nesta quinta-feira (12), em Manaus, no estado do Amazonas, e nos municípios de Feira de Santana, Paulo Afonso e Santo Antônio de Jesus, na Bahia, entre os dias 22 e 28 de setembro.

O espetáculo apresentado será “Assombros, causos e outros encontros”, um trabalho que narra “quatro encontros entre o homem, o Coisa Ruim ou Djanho como a figura é conhecida pelos lados da Serra Catarinense”, comenta o ator e contador de histórias Gilson Maximo. Fruto do trabalho de pesquisa da tradição oral, todas as narrativas foram recolhidas em localidades rurais da região serrana de Santa Catarina e montadas em formato de contação causos. Essa é a segunda versão do trabalho que tinha no elenco original o Mestre da Cultura Popular, acordeonista e contador de causos Zé da Serra, falecido em 2018.

Segundo Adilson Freitas, ator e contador de causos, é a primeira vez que a Matakiterani e seus personagens Grillo Seco e Testa de Lampião viajam para outras regiões brasileiras, apresentando um repertório de histórias regionais, mas que tratam de temas universais e, por isso, são apreciadas em diversos territórios. O espetáculo permanece em cartaz no mês de outubro, numa circulação de espetáculos do repertório da Companhia, por sete cidade da Serra Catarinense.

SERVIÇO

  • Projeto Arte da palavra – Sesc
  • Espetáculo Assombros, causos e outros encontros
  • 12/9 – Manaus/AM
  • 22 a 28/09 –  Feira de Santana, Paulo Afonso e Santo Antônio de Jesus/BA
clique para comentar

Deixe uma resposta