Esportes
Cinco jogos abrem o Nacional nesta quarta-feira
A última janela de transferências provocou mudanças nos principais clubes do país. No Grêmio, o volante Arthur seguiu para o Barcelona, mas a equipe gaúcha repatriou o atacante Marinho. O flamenguista Vinícius Júnior foi para o Real Madrid.
O Santos contratou o costarriquenho Bryan Ruiz, enquanto o Palmeiras negociou Keno, mas recuperou Gustavo Scarpa e trouxe o argentino Nico Freire. Assim, as principais equipes do país, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo e Palmeiras foram os clubes que se reforçaram com nomes de maior repercussão para o retorno da competição.
No comando técnico houve movimentação, a exemplo do América/MG onde Enderson Moreira deixou o comando do clube e foi para o Bahia. Seu substituto será Ricardo Drubscky, ex-diretor de futebol da própria equipe mineira.
Liderança
O Flamengo lidera a competição de forma isolada com 27 anos, já o Atlético/MG é o vice-líder, com 23, mesma pontuação do São Paulo, terceiro colocado. O Internacional (22), Grêmio (20) e Palmeiras (19), completam a zona de classificação para a Copa Libertadores.
Z4
Na parte debaixo da tabela, a briga está apertada. Na 17ª posição, o Bahia abre o Zona de rebaixamento com 12 pontos, seguido pelo Paraná, com dez e o Atlético/PR, que conquistou apenas nove pontos. Já o Ceará amarga a lanterna da competição. O time ainda não venceu e soma somente cinco pontos. Beirando o Z4 figuram Vitória (12) e Santos (13).
Artilharia
No que se refere à artilharia, o jogador do Atlético mineiro Roger Guedes, lidera com nove gols. No entanto, o atacante foi negociado com o Shandong Luneng (CHN) e não fechou o ciclo no Galo. Dessa forma, o palmeirense Willian passa a ser o maior goleador do campeonato, com sete gols. Pedro (Fluminense), Nenê (São Paulo) e Ricardo Oliveira (Atlético-MG) já marcaram seis vezes e estão empatados na terceira colocação da artilharia.
Mudança em principais times do Brasil
Flamengo
Quem saiu: Jonas (V, Al-Ittihad-ARA), Vinicius Junior (A, Real Madrid-ESP) e Felipe Vizeu (A, Udinese-ITA)
Quem chegou: Fernando Uribe (A, Toluca-MEX)
Chape
Quem saiu: Arthur (A, Pyramids FC-EGY), Apodi (LD, Ohod-ARA) e Nadson (M, Paraná)
Quem chegou: Yann Rolim (M, Aalborg-DIN)
Corinthians
Quem saiu: Maycon (V, Shakhtar Donetsk-UCR), Sidcley (LE, Dínamo de Kiev-UCR), Balbuena (Z, West Ham-ING) e Kazim (Lobos BUAP-MEX)
Quem chegou: Danilo Avelar (LE, Torino-ITA) e Jonathas (Hannover-ALE)
Grêmio
Quem saiu: Arthur (V, Barcelona) e Henrique Almeida (A, Belenenses-POR)
Quem chegou: Marinho (A, Changchun Yatai-CHN), Lincoln (M, Rizespor-TUR),
Internacional
Quem saiu: ninguém
Quem chegou: Martín Sarrafiore (M, Huracán-ARG)
Negociações em andamento: Rithely (V, Sport – chegando)
Palmeiras
Quem saiu: Keno (A, Pyramids FC-EGY), Tchê Tchê (M, Dinamo de Kiev-UCR), Fernando (A, Shakhtar Donetsk-UCR), João Pedro (LD, Porto-POR) e Daniel Fuzato (G, Roma-ITA)
Quem chegou: Gustavo Scarpa (M, em disputa judicial com o Fluminense), Nico Freire (Z, Zwolle-HOL) e Vitinho (M, Barcelona B-ESP)
São Paulo
Quem saiu: Petros (V, Al-Nassr-ARA)
Quem chegou: Joao Rojas (A, Talleres-ARG) e Bruno Peres (LD, Roma-ITA)
Disputas
O Brasileirão de 2018 oferece seis vagas para a edição da Copa Libertadores de 2019, sendo quatro diretamente para a fase de grupos e duas para a etapa preliminar. Outras seis equipes (do sétimo ao 12º lugar) estarão classificadas para a Copa Sul-Americana. Como de costume, os quatro últimos colocados serão rebaixados para a Série B.
Confira os jogos desta quarta-feira (18) no Brasileiro
- 19h30, Ceará x Sport, no Estádio Presidente Vargas
- 19h30, Vitória x Paraná, no Barradão,
- 21h45, Corinthians x Botafogo, no Arena Corinthians,
- 21h45, Flamengo x São Paulo, no Maracanã,
- 21h45, Grêmio x Atlético Mineiro, no Arena Grêmio
Jogos de quinta (19)
- 19h30, Cruzeiro x América Mineiro, no Mineirão
- 19h30, Chapecoense x Bahia, na Arena Condá
- 20h, Vasco x Fluminense, no São Januário
- 20h, Santos x Palmeiras, no Pacaembu
- 21h, Atlético Paranaense x Internacional, na Arena da Baixada