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Celesc recebe autorização para cortar cabos das operadoras

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Emaranhado de fios devem desaparecer em breve - Foto: Bega Godóy

A revitalização do Centro de Lages prevê troca de pavimento, implantação de nova iluminação pública, parte de urbanismo e, principalmente, o cabeamento subterrâneo, que poderia estar bem adiantado não fosse a discussão entre a prefeitura e as empresas compartilhadoras (TV a cabo, telefonia e Internet) que ainda não fizeram a sua parte.

Segundo o engenheiro eletricista da Celesc, Gladimir Jeremias, a discussão vem se prolongando por dois anos. Por causa desse impasse, os postes da iluminação pública não podiam ser retirados para que a Celesc pudesse desmontar a rede aérea.

Mas, agora, a prefeitura ganhou respaldo legal, por meio de rescisão contratual das empresas compartilhadoras e poderá retirar o postes sendo autorizada a cortar os cabos de quem ainda não passou sua rede para a rede subterrânea.

E, a partir do dia 15 de janeiro, começa a fazer os cortes. Isso significa que todas os consumidores das ruas do Centro de Lages que abrangem o programa de revitalização, e que estão ligadas em redes aéreas, vão ter o serviço das operadoras interrompido.

Jeremias adianta que algumas empresas se manifestaram e iniciaram a mudança dos cabos, enquanto outras, simplesmente, não atenderam e, por isso, o processo não teve progresso.

O engenheiro eletricista recomenda que os consumidores procurem suas operadoras para saber se estão ligadas ao novo sistema e exijam que isso seja feito. “Uma medida que vai auxiliar para que o processo avance”, argumenta.

Os recursos para a revitalização do centro de Lages são do Governo do Estado e chegam a R$ 20 milhões. O projeto começou em 2013 e precisou sanar questões referentes a modificações técnicas.

Proposta de modernização

O projeto contempla, além das ruas Nereu Ramos e Coronel Córdova, parte da Correia Pinto e os calçadões das praças João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho.

Nessa área, ruas e calçadas serão niveladas. A ideia é fazer um grande espaço de circulação de pessoas com a menor interferência possível do trânsito de veículos, com uma concepção bem moderna.

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