Esportes
Bronze de lageanos é valorizado pela equipe de estudantes
A equipe de handebol do Colégio Industrial de Lages não deixou os Jogos Escolares da Juventude de mãos vazias. O tão sonhado ouro não veio, mas os meninos, de 15 a 17 anos, trouxeram na bagagem uma importante medalha de bronze. A conquista veio após vitória diante da equipe do Distrito Federal, por 26 a 18. “Essa medalha tem muita importância para nós. É um bronze com gostinho de ouro. Vivemos numa cidade que não valoriza muito o esporte e essa conquista nos deu visibilidade”, comenta o atleta Jackson Rivarola Filho, de 16 anos.
Essa foi primeira vez que a equipe de handebol de Lages subiu ao pódio nos Jogos Escolares da Juventude. Nas disputas do ano passado, os lageanos não fezeram uma boa campanha e terminaram a competição em quinto lugar. “Este ano, a gente estava mais focado e decididos a ganhar uma medalha. O bronze não era que a gente esperava, nós queríamos ser campeões, mas o terceiro lugar foi o suficiente. Ele veio por nosso mérito’, concluiu o atleta.
O treinador da equipe, professor Marlon Beretta, também destacou a importância da conquista. Ele lamentou a perda do título, mas ressaltou que o bronze tem “uma grande importância”. Segundo ele, a ideia, agora, é procurar manter os mesmos jogadores da equipe e, novamente, ir em busca da classificação para a etapa do ano que vem.
Desempenho_O desempenho da equipe tem chamado a atenção. Em 12 jogos oficiais disputados este ano, perdeu apenas um (justamente a derrota na semifinal dos Jogos Escolares, diante da equipe da Paraíba). No currículo, foi campeã dos Jogos Escolares de Santa Catarina, na categoria de 15 a 17 anos; faturou o título da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e foi vice-campeão dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. “Hoje, nossa equipe é referência no estado”, afirma Bereta. A equipe de faz parte da Associação de Handelages de Lages, que reúne cerca de 700 atletas espalhados em 11 escolinhas nos quatro cantos da cidade, com inscrições gratuitas.