Geral
Boato de WhatsApp serve de alerta a motoristas
O celular toca enquanto está dirigindo e surge aquela dúvida para saber quem está ligando ou que mensagem está esperando para ser lida, muitos optam por não parar o carro e dar uma olhadinha rápida, que pode ocasionar em acidentes de trânsito leves e até mais graves.
Mexer ou falar ao celular enquanto está dirigindo é infração gravíssima com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de multa de R$ 293,47.
Pelas redes sociais surgiu um boato de que as câmeras de videomonitoramento de Lages estariam multando motoristas que utilizam o celular enquanto dirigem. O rumor leva à reflexão da importância de ter consciência e não mexer no celular nestes momentos.
O tenente Montovani, da Polícia Militar, explica que neste tipo de infração o motorista não precisa ser abordado pela Polícia Militar ou agentes de trânsito, o simples fato de ser flagrado manuseando o aparelho ou falando ao celular já é passível de autuação.
Por enquanto, Lages não possui este método de multas por meio de câmeras, porém, Montovani explica que um acordo foi firmado com a Prefeitura de Lages, em que prevê a implementação deste modelo na cidade, porém, depende de uma mudança no sistema operacional das câmeras instaladas em Lages. “Não tem previsão de quando esse procedimento irá iniciar”.