Economia e Negócios

Banco da Família lança projeto de combate à pobreza inédito no Brasil

Published

em

Em Lages, lançamento foi realizado na sede da Associação dos Moradores do Bairro Guarujá Foto: Banco da Família/Divulgação

Uma metodologia de desenvolvimento social inovadora e até então inédita no Brasil começa a ser utilizada pelo Banco da Família a partir do mês de março. O Projeto Despertar – O Seu Futuro é Agora está atendendo, inicialmente, 300 famílias de toda a região de cobertura da instituição (em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná). Um evento, em Lages, segunda-feira (9), marcou o início do trabalho.

O programa faz uso do Semáforo de Eliminação da Pobreza, desenvolvido pela Fundación Paraguaya, organização do país vizinho. A ferramenta já foi implantada em mais de 20 países – entre eles o México, o Chile, os Estados Unidos e o Reino Unido. 

Apresentado no Fórum Econômico Mundial de Davos, a metodologia permite às famílias fazer uma autoavaliação de diversos aspectos relacionados à sua qualidade de vida.

A análise, que leva em conta 50 indicadores diferentes, é feita com auxílio de um aplicativo de celular ou pelo computador e fornece um mapa visual que destaca nas cores vermelho ou amarelo os pontos que merecem atenção.

Concluído o diagnóstico inicial, a família tem apoio técnico para a definição de planos de combate aos problemas mais graves encontrados. Nas regiões de atendimento da instituição, tanto o diagnóstico quanto a definição de estratégias para melhorar a qualidade de vida das pessoas serão feitos com auxílio dos agentes de crédito do Banco da Família que foram treinados pela Fundación.

“A nossa missão é promover qualidade de vida e transformação social. Hoje percebemos que isso não fica restrito à oferta de crédito. Nós queremos ajudar as pessoas a realizarem sonhos e essa ferramenta veio ao encontro do que já fazemos há 21 anos”, explica a presidente do Banco da Família, Isabel Baggio. Segundo ela, o grande diferencial do Semáforo é garantir às famílias o protagonismo no esforço de melhoria da sua qualidade de vida.

 

Sobre o Banco da Família

Criado em 1998, o Banco da Família está presente, hoje, em 128 municípios nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Já impactou mais de 1 milhão de pessoas por meio de 308 mil operações e concessão de mais de R$ 848 milhões em aportes.

É uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), considerada a melhor instituição de microfinanças da América Latina (MicroRate). Em 2019, o BF atingiu pela primeira vez a marca de 20 mil clientes ativos.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com