Geral

Avenida Papa João XXIII: Obras de drenagem serão feitas após o asfalto

Published

em

Foto: Marcela Ramos

Com o objetivo de corrigir desníveis, ondulações, rachaduras e buracos, as obras na Avenida Papa João XXIII já começaram. A implantação de uma nova capa asfáltica se iniciou no dia 15 de fevereiro e deve ser concluída no mês de março. Mas quem passa na parte mais alta da via percebe que a água continua correndo sobre a pista, situação que com o tempo irá acelerar o surgimento de rachaduras e buracos. 

Naquele trecho, a capa asfáltica já está pronta, porém ainda não foram colocadas sarjetas de concreto ou bueiros. Consequentemente, em dias de chuva, uma grande quantidade de água fica sobre a pista devido a ausência de drenagem.  A Rua Soli Réis faz ligação com a Papa João XXIII e, por ser inclinada, toda a água escorre para a avenida. Na curva próximo à Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), o problema também está presente. 

Segundo a Secretaria de Obras, os  engenheiros estão realizando a análise do terreno no entorno da AABB para solucionar o problema da invasão das águas da chuva na pista de rolamento. O estudo será finalizado na próxima segunda-feira (2) e definirá quais obras precisam ser executadas.  

Sobre as Obras  

As obras de recapeamento asfáltico fazem parte do programa Minha Rua Melhor desenvolvido pela Prefeitura de Lages, e consistem na recuperação de um trecho de 2,2 quilômetros, iniciando em ponto próximo ao antigo seminário e se estendendo até o acesso à BR-116.

As melhorias na infraestrutura da avenida estão sendo feitas pela Secretaria de Planejamento e Obras, utilizando-se de maquinário e equipe própria. O objetivo é otimizar recursos destinados à pavimentação de vias urbanas.

Iniciadas em um final de semana, dias 15 e 16 de fevereiro, as obras serão concluídas no mês de março. Primeiro foi feito a reperfilagem para nivelar a via e depois foi implantada a segunda e definitiva capa asfáltica.

Com a execução dessas obras, o trânsito no local onde as equipes da Prefeitura estão trabalhando fluem em meia-pista, com o controle do trânsito por conta de agentes da Diretran.

 Depois do asfaltamento concluído, será implantada sinalização de trânsito (horizontal e vertical), com terceira faixa em determinado trecho da avenida, sentido Bairro Petrópolis, BR-116. Melhorias nas calçadas também estão previstas no projeto de repavimentação.

Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, o custo da obra não foi definido ainda, “Pelo fato da obra estar sendo realizada com equipe própria e o serviço estar em andamento, não tem como precisar os valores. Em vários trechos a pista será alargada para a colocação de terceiras faixas,” informou a assessoria.

A avenida é uma das principais da cidade

Com 2,2 quilômetros de extensão, A Avenida Papa João XXIII é composta por diversos centros comerciais, dá acesso ao trevo da BR-116 e aos bairros Petrópolis e Santa Cândida. 

O prefeito de Lages, Antonio Ceron, avalia que a avenida é um dos principais meios de ligação à parte alta de Lages e vice-versa, em direção ao Centro. Tem alto fluxo, curvas e aclive, e assim como a Avenida João Pedro Arruda e o trecho da BR-282, na altura do Parque da Saudade, é utilizada diariamente para estas finalidades, por onde trafegam milhares de veículos. “O município vem corresponder a uma reivindicação de entendimento unânime, e disponibiliza um asfalto de boa qualidade com alta e longa durabilidade”, cita o prefeito.

Minha Rua Melhor

Com o programa lançado em junho de 2019, o Município financiou R$ 50 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para investimentos em obras de infraestrutura e saneamento básico.

São previstas mais de 100 ruas asfaltadas: 45 concluídas entre 2017 e 2019, além das oito vias pavimentadas em parceria com a comunidade através do PaviLages; e 29 em trâmites de licitação (2020).

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com