Conecte-se a nós

Esportes

Amandinha ainda é a melhor do mundo

Published

em

Foto: Divulgação

Pela quinta vez consecutiva, a atleta Amandinha das Leoas da Serra, foi eleita melhor do mundo. O resultado da eleição anual, chamada de Agla Futsal Awards, é realizada através do site especializado Futsal Planet e foi divulgada na noite de domingo (30). Além de Amandinha, a atleta Diana também ficou entre as 10 melhores do mundo, assim como o técnico Esquerda e o time Leoas da Serra.

Amanda Lyssa de Oliveira Crisostomo, 24, é natural de Fortaleza (CE) e há dois anos atua no time lageano. No final de 2016, ela trocou a equipe do Barateiro, de Brusque, pelas Leoas. Com essa vitória, ela se torna a atleta com maior número de vitórias do Agla Futsal Awards, prêmio com a chancela da Fifa.

Para o criador da Associação Leoas da Serra, Maurício Neves de Jesus, a vitória de Amandinha tem um valor extra, por ser uma atleta feminina a conquistar tantas vezes o título e enfrentar muitos mais obstáculos do que um atleta masculino para chegar a este patamar.

O que mais chama atenção na dedicação de Amanda, é o seu comprometimento com a Associação. “Ela recusa propostas melhores e até internacionais para ficar no projeto. E pensar que a melhor do mundo dá aulas gratuitas nas escolinhas”, ressalta. Maurício ainda acrescenta que isso demonstra os valores que definem a atleta como melhor do mundo dentro e fora das quadras.

Mesmo com duas jogadoras, o técnico e o time Leoas da Serra entre as 10 melhores do mundo, as dificuldades financeiras atrapalham o projeto e neste ano, chegou-se a falar no fim da associação.

Maurício explica que este momento de visibilidade deve ser usado para mostrar a falta de valorização. Foram muitas dificuldades financeiras em 2018 e alguns patrocinadores já avisaram que aumentaram os investimentos no time. A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) é um deles, que fará um Plano de Organização Financeira, e pode ser a salvação do Leoas da Serra. Além disso, a construção de um ginásio na universidade ajudará a dar apoio, com a realização de mais torneios nacionais e internacionais para a arrecadação de bilheteria, uma das principais fontes de renda do time.

Conheça os vencedores

Esquerda

Anderson Menezes, o Esquerda, foi atleta de futebol profissional. Chegou a morar e a jogar em Lages, pelo extinto Lages Esporte Clube, no ano de 2000, na primeira divisão do campeonato catarinense.

No entanto, foi como técnico de futsal que conquistou suas maiores glórias. Pelo time de base da Associação Luiz Alves, conquistou três títulos estaduais Sub 15, uma Taça Brasil Sub 15, um estadual escolar Sub 17 e um estadual Sub 20. Pelo Barateiro Futsal faturou títulos estaduais, nacionais e internacionais na base e na categoria adulta.

Esquerda chegou neste ano ao time – Foto: Divulgação/Fom Conrad

Amandinha

Nascida em Fortaleza, no Ceará, Amanda Lyssa de Oliveira Crisostomo, 24, está há dois anos no time lageano. Aos 15, chegou a Santa Catarina para atuar no Barateiro Futsal, em Brusque. No final de 2016 desembarcou em Lages, onde além de atuar no Leoas da Serra, estuda Fisioterapia na Uniplac. Amandinha também é titular da Seleção Brasileira de Futsal Feminino.

Amandinha também é titular da Seleção Brasileira – Foto: Divulgação

Diana

Natural de Caxias do Sul, Diana Santos de Oliveira Mendes, atuou até 2016 no Barateiro Futsal em Brusque. Desde então, está em Lages pelo Leoas da Serra. Esta é a terceira vez que concorre a melhor do mundo. Diana é titular da Seleção Brasileira de Futsal Feminino.

Diana com o troféu da Libertadores da América – Foto: ArquivoCL

Leoas da Serra

O futebol feminino das Leoas da Serra nasceu no ano de 2013, através da junção de dois times que à época eram rivais em Lages: a Mecânica Brasil Futsal Feminino e a Marka Sports Futsal Feminino. A união das comissões técnicas e atletas foi abrigada no Inter de Lages, por iniciativa do então diretor colorado Mauricio Neves de Jesus, com o apoio do presidente José Susin. O ano de 2015 marcou a afirmação do projeto Leoas da Serra no campo social e no esporte de rendimento. As atletas bolsistas da Uniplac e do Colégio Santa Rosa de Lima passaram a ministrar aulas de futsal feminino para crianças, gratuitamente.

Time comemora vitória inédita na Libertadores da América, em 2018. – Foto: ArquivoCL

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: