Variedades

‘A terceira margem’ será apresentado em Lages

Published

em

Foto: Divulgação

Atualizada às 12h03 (24/02)

O Sesc exibe nesta sexta-feira (21) o documentário ‘A terceira margem’, do diretor Fabian Remy, a partir das 20h, no Centro Cultural Vidal Ramos. O filme é de 2016 e tem duração de 56 minutos. O filme fez parte do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2017 e foi premiado como o Melhor Documentário de Longa ou Média-Metragem da Competição Brasileira no mesmo evento.

Thini-á Fulni-ô deixou sua pequena aldeia indígena há cerca de 30 anos, e partiu para a cidade grande em busca do sonho da vida urbana. Agora, decidiu retornar às suas antigas origens, e seguirá os passos de João Kramura, um homem que se tornou um nativo entre os Caiapós, ao ser criado pelos índios após um sequestro.

Em 1953, treze anos depois do início da célebre “Marcha para o Oeste”, os indigenistas irmãos Villas-Boas encontram, entre os índios Kaiapó, o jovem João Kramura. Através do índio Funi-ô Thini-á, reconstitui-se a história de João e também a do próprio Thini-á, que compartilha o mesmo trânsito atribulado entre dois mundos. 

Seguindo os passos de João, que encontra ressonância nos de Thini-á, colocam-se em cheque a ruptura da cultura indígena diante da invasão branca e a evolução dos conceitos de antropólogos e indigenistas ao longo de 60 anos.

Programe-se

  • O que: A terceira margem
  • Onde: Centro Cultural Vidal Ramos, no Centro
  • Quando: Sexta-feira (21), às 20h
  • Entrada gratuita
clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com