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4 propagandas que relacionam machismo e consumo de carne

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Fotos: Divulgação

Não é novidade se deparar com publicidades ofensivas que objetificam a mulher. Também não é novidade que colocar uma mulher em uma propaganda como um pedaço de carne, seminua e sensualizando é a forma mais comum e apelativa utilizada nos anúncios voltados para o consumo masculino.

Na nova edição do livro A Política Sexual da Carne (Editora Alaúde), Carol J. Adams apresenta uma série de imagens de publicidades reais que comprovam esse comportamento que, como ela afirma, traz como natural a sexualização do animal e a objetificação da mulher, de forma a traduzir o comportamento masculino quanto a violência causada a mulheres e animais ao longo da história.

Confira abaixo alguns dos exemplos que estão no livro:

“Nossas saladas são tão boas que até os homens as comem”, como um exemplo da política sexual da carne. Richardson, Texas. Junho de 2014

Richard Twine encontrou, em um vagão do metrô de Nova York, este anúncio que reforça os papéis de gênero tradicionais e o consumo de carne. Novembro de 2012. [Texto no cartaz: Ensine o seu namorado a trazer o bacon para casa]

A vaca sexualizada e feminizada. Foto de Eva Lisa Negro, Villa Guardia, Itália. 30 de agosto de 2014

Uma campanha de divulgação do lançamento de uma edição da Playboy no Brasil. Setembro de 2008

Sinopse: Publicada pela primeira vez no Brasil, esta edição comemorativa de 20 anos traz o texto de uma das principais referências teóricas para a compreensão e o estudo das influências de uma sociedade patriarcal nos hábitos alimentares e na relação de seus membros com as mulheres e os animais. É impossível ficar indiferente à tese defendida por Carol J. Adams de que a matança de animais e a violência contra a mulher estão intrinsecamente ligadas. Mais que pregar uma dieta sem carne, esta obra polêmica e provocadora promete estimular as reflexões e os debates necessários para que se construa um mundo mais igualitário.