Notícias

Voluntários são capacitados para ajudar em caso de desastre

Published

em

Na correria do dia a dia, nem sempre se consegue encontrar tempo para pensar no próximo. No entanto, há quem deixe de lados seus afazeres diários para se preparar para ajudar as pessoas em situações difíceis, como em casos de enchentes e tempestades. Em Lages, muita gente aproveitou o último fim de semana para aprimorar os conhecimentos nas práticas de trabalho de resgate. Um grupo de 33 voluntários foi capacitado pela Defesa Civil do município. 

O curso de capacitação aconteceu no sábado e domingo, 19 e 20, na sede de campo do Clube Princesa. Foi dividido entre parte teórica e prática. Durante as atividades, os voluntários puderam vivenciar simulações de situações reais durante eventos climáticos. O curso começou na tarde sábado e se estendeu até ontem.

O grupo recebeu orientações básicas sobre o trabalho da Defesa Civil, legislação pertinente, primeiros socorros, salvamentos e resgate de pessoas em situações de risco. Durante o curso, foram feitas simulações de uma tempestade com muito vento e enchente, com resgate de pessoas atingidas. Ao final das atividades, todos os voluntários receberam um certificado de conclusão da capacitação.

Um dos voluntários foi o empresário do ramo de oficina mecânica, Darci Telli Júnior, de 62 anos. Integrante do Jeep Clube de Lages, que auxilia a Defesa Civil de Lages em situações de eventos climáticos extremos, ele disse que é voluntário há 15 anos. “Sempre gostei de ajudar as pessoas nas horas mais difíceis, e agora estou fazendo a capacitação para aprimorar meus conhecimentos”, destacou.

Quem também realizou o curso foi a servidora pública Nilcéia Neves dos Santos, de 54 anos. Ela contou que já realiza trabalho voluntários em instituições de caridade de Lages, e esclareceu que decidiu a praticar o bem incentivada pela mãe. “Minha mãe é voluntária do Corpo de Bombeiros, acho que o voluntariado está no meu sangue. Gosto muito de ajudar as pessoas”, declarou.

Sobre a capacitação

O secretário-executivo da Defesa Civil, Jean Felipe Silva de Souza, explicou que a capacitação teve por objetivo preparar os voluntários para que estejam aptos a auxiliar em algum resgate que possa acontecer na cidade. “Com essa capacitação, a gente vai saber como essas pessoas vão poder nos ajudar no dia a dia”, disse Jean.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta