Notícias

Usina do Salto Caveiras é aprovada em inspeção

Published

em

Tomada de água no Salto Caveiras - Foto: Bega Godóy

A Defesa Civil Estadual solicitou o levantamento de todas as barragens de Santa Catarina. Na Serra Catarinense foram vistoriadas as usinas hidrelétricas de  Barra Grande, em Anita Garibaldi; Garibaldi, entre Cerro Negro e Abdon Batista, Campos Novos, entre Celso Ramos e Campos Novos e a Hidrelétrica São Roque, que está em construção em São José do Cerrito. A vistoria faz parte de ação desencadeada em todo o Brasil depois do drama de Brumadinho (MG).

Os técnicos vistoriaram ainda barragens particulares e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), como a João Borges em Campo Belo do Sul,  em Correia Pinto, Urupema, Bocaina do Sul e Lages, onde os trabalhos foram concentrados na PCH Salto Caveiras.

O objetivo é descobrir se as usinas estão em conformidade com a legislação (as hidrelétricas, o órgão fiscalizador é a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel – e barragens de água quem fiscaliza é a Agência Nacional de Águas – ANA).

O coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Marcelo Minussi acompanhou as visitas durante este mês e a última foi na usina da Celesc, no Salto Caveiras, nesta terça-feira (26).  Na ocasião, foram verificados os Planos de Segurança de Barragens (PSB) e Plano de Ação Emergencial (PAE), sendo que essas inspeções de segurança regular geram um relatório a ser enviado para análise dos órgãos fiscalizadores.

Segundo o engenheiro civil, responsável técnico da Barragem da Celesc no Salto Caveiras, Sílvio José dos Santos, a usina e a barragem operam em condições normais de segurança. “A Celesc providenciou toda a documentação necessária e repassou à Defesa Civil Estadual”, afirmou.

Geração de potência é de 3.83 megawatts

  • Atualmente, a usina do Salto Caveiras opera com geração de 3.5 megawatts, ou seja, o nível do rio está um metro a menos do normal.
  • O reservatório da usina tem em torno de 1.100 hectares.
  • Volume de água e de 3 milhões de metros cúbicos.

Qual a diferença de barragens de rejeitos e hidrelétrica?

As barragens de rejeitos acumulam resíduos sólidos e água resultantes de processos de extração de minérios e o armazenamento desses rejeitos é necessário a fim de evitar danos ambientais. As hidrelétricas são instalações que transformam a energia potencial hidráulica em energia elétrica.

Para que isso aconteça, é necessário que exista um desnível hidráulico natural, ou criado por uma barragem, para captação e condução da água à turbina. O reservatório é formado pelo represamento das águas do rio, por meio da construção de uma barragem.

Diferente da barragem de resíduo de minério, a barragem da hidrelétrica, é essencial para o funcionamento do empreendimento. Caso algum problema ocorra, o sistema não funciona.

clique para comentar

Deixe uma resposta