Turismo

Urupema recebe Encontro Nacional de Tropeirismo

Published

em

Foto: Suzani Rovaris

Após quatro anos, o evento que se consolida como grande espaço educativo, cultural e turístico, o Encontro Nacional de Tropeirismo, volta a ocorrer na cidade mais fria do Brasil: Urupema.

Com entrada gratuita, o II Encontro Nacional de Tropeirismo (Enat) começa nesta quarta-feira (27) e vai até sábado (30). O evento será aberto ao público em geral, mas o foco será para universidades, agentes e instituições culturais, técnicos, historiadores, pesquisadores e adeptos dos estudos do tropeirismo de todo o Brasil e Cone Sul, tradicionalistas, mídias e outros interessados. 

Conforme o consultor em Turismo Rural e cultural, Carlos Roberto Solera, serão quatro dias com atividades musicais, palestras, prosas, jogos pedagógicos, cavalgada, caminhada e missa.

Na realização do II Enat, o evento conta com apoio da Prefeitura de Urupema, do Instituto Federal de Santa Catarina e do Sicoob, e reúne, entre seus parceiros, a Câmara de Vereadores de Urupema, a Escola de Educação Básica Manoel Pereira de Medeiros, empresários de turismo, agentes culturais, sindicatos rurais e o comércio da cidade.

Carta Tropeiro Brasil

Ao final do evento, será elaborada a Carta Tropeiro Brasil de Urupema, que conterá o acervo material e documental obtido pelo projeto Tropeiro Brasil em 11 anos de pesquisa.

“Desde 2008, coordenado e desenvolvido pela ONG Núcleo de Amigos da Terra e Água (Nata), da qual sou presidente. O projeto conta com parceria técnica da Universidade de Girona UdG, da Espanha”, explica Carlos. 

Com o objetivo de conquistar a titulação do Tropeirismo e seus Legados como Patrimônio Imaterial Brasileiro, a carta será enviada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

Confira a programação do II Encontro Nacional de Tropeirismo

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com