Conecte-se a nós

Notícias

Uniplac está sob nova direção

Published

em

Foto: Débora Bombílio

O professor Mestre em Educação, Kaio Henrique Coelho do Amarante é o novo Reitor da Uniplac. Ele substitui o então reitor, Luiz Carlos Pfleger e permanecerá no cargo por quatro anos, podendo ser reeleito.

Aos 37 anos, o lageano, casado com Silviane Wachsmann da Silva do Amarante, conta que sua eleição foi realizada durante o Colégio Eleitoral, onde apresentou sua proposta de gestão ao colegiado.

“Tivemos um resultado bem considerável, bem expressivo, algo que me deixou muito feliz. Dos 47 votantes obtive 46 votos”, conta ele. “Agora é realizar. Para este ano, temos alguns ajustes a serem feitos. A partir de janeiro do ano que vem, queremos fazer a Universidade voar através de grandes e novas possibilidades”.

Reitor mais jovem

O pai do Nicolas, da Gabriela e da Alice, será o reitor mais jovem que a Uniplac já teve. Mesmo assim, afirma que a ideia não é dar para a universidade uma cara jovem, mas, sim, mostrar uma instituição que está em sua plenitude.

“Somos uma instituição de quase 60 anos e estamos vivendo o auge da universidade e nós queremos nos manter assim. Resgatando cada vez mais o brilho que a universidade merece”, afirma ele, que carrega dentro de si a certeza de fazer “a coisa correta”. “Não há um jeito certo de fazer o errado, então façamos o certo sempre”, afirma.

Vale ressaltar que durante o seu tempo de gestão à frente da Pró-Reitoria de Ensino, manteve-se atuante em sala de aula e nos colegiados de curso, fazendo parte dos NDEs dos cursos de Engenharia de Produção e Tecnologia em Cosmetologia e Estética, no qual propôs a estrutura das três disciplinas da área de gestão. Atualmente seus esforços estavam direcionados às novas estruturas curriculares, ao reposicionamento da universidade e à implementação de metodologias inovadoras nos cursos.

Ingresso e novos cursos

O novo reitor assume em meio ao processo para o vestibular de inverno. “Continuamos para esse seletivo com o programa lançado no início do ano: O “Estamos Juntos”, que propicia até 40% de bolsa tanto para quem indica, quanto para quem é indicado. Além disso, um benefício nunca antes concedido pela universidade é a bolsa de 50% no primeiro semestre, para alunos que ingressarem nos nossos cursos, na primeira fase”, explica.

Kaio também adianta que alguns cursos novos estão engatilhados para 2019. “A partir do momento em que nós recebermos o positivo do MEC, e já estamos muito próximos disso, poderemos anunciar”, diz, adiantando que as novidades chegarão principalmente nas áreas da saúde, design e tecnologia.

Equipe

Quando perguntado sobre sua equipe, o novo reitor diz que ao seu lado estará na Pró-Reitora de Ensino da Uniplac, o professor Alexandre Tripoli Venção e na Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, a professora Cristina Keiko Yamaguchi. “Nós vamos fazer algumas adequações na equipe. Mas a ideia é me cercar de pessoas extremamente competentes e de confiança. Preciso de uma equipe sinérgica para que a gente possa obter, em um curto espaço de tempo, os resultados propostos no plano apresentado ao Colégio Eleitoral”, afirma.

Quando fala da Uniplac, Kaio ressalta a importância do papel da universidade na formação de líderes. “Nossa preocupação não pode ser só formar a mão de obra, mas trabalhar com a inovação e o desenvolvimento de lideranças. Porque se a gente pensa em desenvolvimento regional, não há outro caminho que não seja via educação”, conclui.

Trajetória de Kaio Amarante na Uniplac

  • 2011/1 – Inicia o Mestrado em Educação com pesquisa direcionada à formação de empreendedores nos cursos de graduação em administração;
  • 2011/2 – Contratado pela Uniplac para lecionar disciplinas de gestão nos Cursos de Administração e Engenharia de Produção;
  • 2012 – Assume disciplinas também no curso de Tecnologia em Cosmetologia e Estética;
  • 2013/1 – Conclusão do mestrado com a apresentação da dissertação: A Dimensão Empreendedora: desafios da formação de administradores;
  • 2013/2 – Participa do processo seletivo da Universidade, tornando-se professor responsável pela disciplina de Marketing no Curso de Jornalismo e pela disciplina de Gestão Empreendedora no Curso de Fisioterapia.
  • 2013/2 – Inicia o projeto de simulação empresarial no Curso de Administração, envolvendo as disciplinas de Plano de Negócios e Jogos Empresariais (atualmente o projeto encontra-se na sua 10ª edição, com faturamento de R$ 250.000,00 alcançado pelos alunos ao longo das edições);
  • 2014/1 – O projeto é implementado na 9ª fase do Curso de Engenharia de Produção, passando então a atuar de forma interdisciplinar entre os dois cursos. Em várias oportunidades o projeto contou com a participação de alunos dos cursos de Design de Interiores, Jornalismo e Cosmetologia e Estética.
  • 2014/2 – Nomeação para a Coordenação do Curso de Engenharia de Produção;
  • 2014/2 – Eleito para o Conselho Universitário (CONSUNI) como representante dos coordenadores de curso de graduação;
  • 2015/1 – Assume a disciplina de Marketing no curso de Jornalismo como professor responsável;
  • 2015/1 – Nomeação para a Coordenação de Graduação;
  • 2015/2 – Apresenta ao Consuni o pedido de alteração no lançamento das avaliações no sistema, gerando assim a possibilidade de notas com valores decimais;
  • 2017/1 – Processo de Recredenciamento da Universidade;
  • 2017/2 – Nomeação para a Pró-reitora de Ensino;
  • 2017/2 – Relator dos pareceres que geraram as mudanças nas estruturas curriculares e propiciaram o reajuste dos valores de créditos dos cursos.
  • 2018/1 – Eleito Reitor da Universidade
Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: