Turismo
Turismo cemiterial: Veja quais são os túmulos de famosos mais visitados no Rio de Janeiro
O cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, é um dos locais do país que mais concentram túmulos de personalidades. Por conta dessa particularidade, a necrópole é uma das mais visitadas no país dentro do contexto do turismo cemiterial.
O São João Batista é um dos lugares que recebem o maior volume de homenagens como velas e coroa de flores no Rio de Janeiro mesmo fora do feriado de Dia de Finados, que ocorre no mês de novembro.
Políticos e artistas estão no São João Batista
Inaugurado em 1852, o cemitério São João Batista abriga sepulturas de diversas personalidades, e foi o primeiro da América Latina a contar com mapa virtual no Google Street View. Conheça abaixo alguns famosos que estão enterrados por lá:
- Santos Dumont: o topo do mausoléu de Santos Dumont contém uma estátua do personagem da mitologia grega Ícaro, que representa o sonho de voar.
- Cazuza: o túmulo do cantor, morto em 1990, é bastante simples se comparado a outras sepulturas portentosas presentes no São João Batista. Há uma reprodução da assinatura do artista e o nome de uma de suas canções mais famosas, “O tempo não para”.
- Clara Nunes: falecida em 1983, a cantora recebe homenagens o ano todo. Seu túmulo sempre possui flores frescas deixadas pelos inúmeros fãs que fazem romaria ao seu jazigo, deixando até mesmo placas de agradecimento por possíveis graças alcançadas.
- Luís Carlos Prestes: o túmulo do jornalista e político morto em 1990 é sóbrio e discreto, e está localizado em um dos pontos mais valorizados do cemitério.
- Tom Jobim: próximo a Prestes está Tom Jobim, e seu túmulo fica à sombra de uma palmeira-imperial plantada por Ana Lontra Jobim, viúva do músico.
- Carmen Miranda: também bastante visitado pelos fãs e curiosos, o túmulo da Pequena Notável é discreto e conta com uma réplica de sua assinatura.
Para quem pretende visitar o cemitério e conhecer os túmulos famosos e também a arquitetura do local, que passeia desde o estilo neogótico passando pelo art déco e pela opulência dos túmulos militares, é recomendado fazer um roteiro prévio.