Geral

Tríduo marca 20 anos da morte de Frei Silvério

Published

em

Foto: ArquivoCL

Há 20 anos a voz ativa de uma pessoa que pregava o amor e o respeito ao próximo e que era incansável na luta pelos direitos dos oprimidos, se calava para sempre. Reconhecido por seu carisma e dedicação à comunidade e à vida eclesiástica, Frei Silvério Weber é reverenciado por seus fiéis até hoje.

Milagres e bençãos são atribuídos a ele e o reconhecimento de seus devotos está exposto em placas que são depositadas em seu túmulo, no Cemitério Cruz das Almas, e em um santuário montado na Igreja do Navio, paróquia onde ele atuou durante a maior parte de sua vida sacerdotal.

No dia 4 de março de 2000 ele teve um infarto e chegou a ser internado, mas não resistiu. No dia seguinte, a Avenida Dom Pedro II ficou interditada nos arredores da Igreja do Navio, onde aconteceu seu velório e missa de corpo presente. A morte de Frei Silvério provocou uma comoção que ainda não se repetiu na história recente do município.

Para marcar os 20 anos sem Frei Silvério, a Igreja do Navio promoverá um tríduo em homenagem ao frade menor e apóstolo com a realização de um tríduo. O evento, que leva o nome de “Eterno Frei Silvério”, se inicia no domingo (1) e encerra na quarta-feira (4).

“Passaram-se duas décadas desde a morte dele, mas a sua presença e memória ainda são muito fortes na comunidade, as pessoas se lembram dele, da missão dele, da ação evangelizadora que teve. Tudo isso ainda está muito vivo nas pessoas, por isso a comunidade do Navio resolveu celebrar e reviver esses momentos da história dele”, comenta o organizador do tríduo, Hélio Furlan.

As atividades do tríduo terão início às 17 horas de domingo, com uma celebração que será feita no jazigo de Frei Silvério, no Cemitério Cruz das Almas. “Iniciaremos fazendo essa reverência aos espólios no cemitério. A gente vai fazer uma visita ao túmulo, rezar um terço e na sequência já segue para o Navio, para a primeira missa, que será às 19 horas.”

Ao todo, serão quatro missas em quatro dias seguidos, que celebrarão temas como a família, o Santíssimo Sacramento da Eucaristia e Nossa Senhora. “Estas temáticas foram escolhidas por conta da forte devoção que Frei Silvério tinha eles. Vamos celebrar estes dias com estas temáticas e revivendo um pouco daquilo que ele pregou. Inclusive tem material audiovisual do próprio Frei Silvério que vamos exibir durante as celebrações, falando exatamente sobre estes temas”, ressalta Furlan.

Um padre acolhedor e carismático

Frei Silverio
sem dat a
cd4
Peterson Guerreiro

Nascido em 8 julho de 1945 em Pomerode, Frei Silvério Weber dedicou sua vida à missão sem fronteiras da pregação do evangelho e, com isso, arrastou multidões às suas celebrações. Conhecido por ser um padre acolhedor, carismático e de dom especial, chegou a Lages em 1974 e saiu em 1977. Entre 1977 e 1985 atuou em Forquilhinha (SC), Joaçaba (SC) e Pato Branco (PR). Retornou para Lages em 1986, onde permaneceu até a sua morte.

Na comunidade católica, é lembrado com muito carinho e, ainda hoje, é apontado por fiéis como um padre que fez a diferença na vida de muitas pessoas, inclusive, servindo de inspiração para a vida religiosa. Seus ensinamentos ultrapassaram as paredes da Igreja do Navio e foram levadas a inúmeros municípios do Sul do País por programas exibidos na televisão e por bênção transmitidas por emissoras de rádio.

“Enquanto era vivo, ele recebia caravanas de Santa Catarina e de fora do estado para visitá-lo na igreja. As pessoas vinham para visitar o Frei Silvério e receber uma bênção ou simplesmente ouvir uma fala dele. Durante seu ministério como sacerdote, ele já tinha esse carisma muito forte que perdura até hoje. A devoção das pessoas é algo extraordinário”, completa.

Programação*

Domingo (1º de março)

17 horas: Celebração junto ao jazigo de Frei Silvério, no Cemitério Cruz das Almas

19 horas: Missa** em louvor às famílias

Segunda-feira (2 de março)

19h30: Missa** em louvor ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia

Terça-feira (3 de março)

19h30: Missa** em louvor à Nossa Senhora

Quarta-feira (4 de março)

19h30: Missa** em memória da Missão Evangelizadora de Frei Silvério

*Durante toda a programação serão expostas memórias de Frei Silvério

**Todas as missas acontecerão na Igreja do Navio

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com