Geral
Tomógrafo funcionará somente em abril
O Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), em Lages, está instalando um novo aparelho de tomógrafo, que deve funcionar a partir de abril. Desde meados de dezembro, o hospital está sem o aparelho e paga a duas empresas particulares para fazerem os exames nos pacientes.
O processo de compra durou cerca de um ano, segundo o superintendente do hospital, Fábio Lage. “A demora ocorre por conta de etapas burocráticas, que precisam ser respeitadas. Caso contrário, a verba é perdida e volta para o Ministério da Saúde”.
A verba de R$ 2,2 milhões veio através de emenda da deputada federal Carmen Zanotto. Além do tomógrafo, o valor se destina para a compra de um sistema de endoscopia flexível; desfibrilador convencional; eletrocardiógrafo; tomógrafo computadorizado; aparelho de raio-x móvel e um raio-x digital.
O aparelho de tomógrafo traz conforto para os pacientes que não vão precisar se deslocar para fazer o exame e também ajuda financeiramente o hospital. “Precisamos pagar pelos exames e também, pagar alguém para ficar de sobreaviso para atender de madrugada nas clínicas”.
Para a deputada Carmen Zanotto os equipamentos proporcionam melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes e mais agilidade nos procedimentos realizados. “Além da indicação de emendas, trabalhamos junto ao Ministério da Saúde para a habilitação da unidade de AVC e o setor de cardiologia”, destaca a parlamentar.
Hospital
A entidade é referência em traumatologia, ortopedia e neurocirurgia. São 197 leitos, sendo 10 em UTI. O hospital atende uma reunião com mais de 80 municípios catarinenses. São, em média, mais de 800 internamentos mensais e 5.000 atendimentos no setor de urgência e emergência.
Investimento R$ 2,2 milhões:
1 Tomógrafo;
1 Endoscopia flexível;
1 Desfibrilador convencional;
1 Eletrocardiógrafo;
1 Aparelho de raio-x móvel e
1 Raio-x digital