Variedades
‘Terras’ retrata moradores da tríplice fronteira
O documentário ‘Terras’, da diretora Maya Da-Rin, retrata a fronteira tríplice entre Brasil, Colômbia e Peru. As cidades gêmeas, a colombiana Letícia e a brasileira Tabatinga, formam uma ilha urbana cercada pela imensa floresta amazônica. O longa será exibido no Centro Cultural Vidal Ramos, neste sábado, a partir das 19h. A exibição faz parte do projeto Cinesesc.
Nesta sexta-feira (3), às 19h, será exibido ‘Terra Vermelha’, do diretor Marco Bechis, que conta a história de um grupo de índios vive em uma fazenda trabalhando como escravos e ganham alguns trocados para posarem como atração turística. Eles decidem reivindicar suas terras e de seus ancestrais, começando um grande conflito com os fazendeiros.
Terras
O primeiro longa-metragem da diretora dialoga sobre as fronteiras entre Brasil, retrata as delimitações territoriais, muitas vezes encobertas pela densa vegetação e as fronteiras se confundem nos rostos de seus moradores. Terras acompanha o ritmo deste lugar de encontro e passagem, aproximando-se do cotidiano de seus habitantes.
O espaço de indefinição, refletido no modo de viver das pessoas que ali habitam é o que pretende o filme de maneiras diversas, utilizando-se até de formas artísticas e abstratas. O filme conquistou diversos prêmios, como, Las Cámaras de la Diversidad, 25º Festival Internacional de Cine de Guadalajara, no México; Melhor Filme, segundo o Júri ABVC; Prêmio Especial do Júri, no 6º Panorama Internacional Coisa de Cinema, no Brasil, além do troféu Melhor Filme “Caríssima Liberdade”, na 9ª Mostra do Filme Livre.