Geral

Terça-feira com chuva e frio em Santa Catarina

Published

em

O deslocamento de uma frente fria em combinação com um sistema de baixa pressão, deixam a terça-feira (2) de tempo fechado com chuvas na maior parte de Santa Catarina. As temperatura ficam amenas com sensação térmica de frio. Em Lages, o tempo segue fechado com chuva e trovoada ao longo do dia.

As temperaturas mínimas registradas foram de 6,1ºC em Bom jardim da Serra, 6,14 ºC em São Joaquim e 6,8ºC em Urupema. As máximas devem oxilar entre 14ºC a 17ºC entre o Oeste e a Serra e Catarinense, segundo o meteorologista da Central do Tempo, Piter Scheuer.

Quarta-feira (03) segue com chuva e frio entre a madrugada e parte da manhã devido à influência de uma frente fria a qual se afasta gradualmente de Santa Catarina. O tempo melhora do Oeste a Serra incluindo o Litoral Sul durante o final da manhã limpando progressivamente com abertura de sol. Ao longo da tarde e noite onde o sol se faz presente por bons intervalos. Frio durante o dia todo com máximas em torno de 13ºC a 15ºC do Oeste a Serra.

Piter explica que as temperaturas devem cair bruscamente durante a tarde e a noite. As mínimas oscilam entre entre 3 a 7ºC nas cidades do Oeste e Meio Oeste, Na Serra Catarinense ficam  próximas de 2ºC no topo da Serra. Vento de sudoeste a sudeste com oscilações para o quadrante oeste com eventuais rajadas de 35 a 55 km/h.

 

Frio extremo em Santa Catarina

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, nos próximos dias, as condições meteorológicas são favoráveis para um evento extremo de frio no Sul do Brasil, com condições agravantes para o Estado de Santa Catarina. O cenário meteorológico indica que este evento de frio será similar a dois eventos extremos ocorridos nos anos de 1981 e 1975, onde foram observados de 4 a 8 dias seguidos com termômetros abaixo dos 10°C em Santa Catarina. A temperatura deve começa a cair a partir da noite de quarta-feira (03), com avanço de uma massa de ar polar sobre toda as regiões catarinense.

No amanhecer de quinta-feira (04), frio intenso se espalha sobre a maior parte do Estado, com possibilidade de geada em toda a porção Oeste, Serra Catarinense e Planalto Norte, provocando uma queda de temperatura mínima em torno de 10°C em relação ao dia anterior. Nos municipais da Serra Catarinense são esperadas temperaturas negativas, com formação de geada.

Na sexta-feira (05), novamente há condições para geada durante a manhã. Entre a tarde/noite de sexta e a madrugada/manhã de sábado (06) o frio intensifica e é mais abrangente, com temperaturas negativas e possibilidade de neve, principalmente nas áreas mais elevadas da Serra. 

Domingo (07) segue com condições para geada para a região Oeste e Serra Catarinense. A partir da segunda-feira (09), o frio começa a perder força, mas a sensação ainda é de frio durante o amanhecer. O evento desta semana possui uma componente de massa de ar polar bastante pronunciada, sendo importante o acompanhamento desta configuração nos dias seguintes, para melhor definição da intensidade deste sistema.

clique para comentar

Deixe uma resposta