Conecte-se a nós

Notícias

Tempestade formada no sudoeste do México deve virar furacão nesta quinta-feira

Published

em

Miami (EUA)/México, 23/06/2010, (EFE)

A tempestade tropical Darby se formou nesta quarta-feira no golfo de Tehuantepec, no Pacífico, a cerca de 500 quilômetros do litoral sudoeste do México, e avança em direção este-noroeste com ventos máximos de 85 km/h.

 

Tanto o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, com sede em Miami, como o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México alertaram sobre a formação desta tempestade.

 

O SMN emitiu um alerta preventivo de "chuva intensa e torrencial" sobre Chiapas, Oaxaca e Guerrero, os três estados mais pobres do México e nos quais se concentra a maior parte da população indígena do país.

 

As 7h (9h, Brasília) a tempestade estava 425 quilômetros ao sul-sudoeste da cidade de Tapachula e a 480 quilômetros ao sudeste de Huatulco, importante destino turístico no Pacífico mexicano, disse o SMN.

 

A tempestade avança a 15 km/h, com ventos constantes de 65 km/h e sequências de 85 km/h que, segundo previsão dos serviços metereológicos mexicanos, devem aumentar para entre 75 km/h e 95 km/h, respectivamente.

 

Por sua vez, o NHC ressaltou que a tempestade se movimenta em direção oeste-noroeste e a previsão é de que se mantenha ao sul do litoral mexicano sem que, por enquanto, ameace nenhum território.

 

O NHC prevê que a "Darby" siga se fortalecendo e adquira a força de furacão amanhã no oceano Pacífico, ainda longe do litoral sul do México.

 

Por sua vez, o SMN ressaltou que a tempestade deve experimentar "uma mudança gradual em sua direção" e espera-se que durante as próximas 48 horas se dirija para o oeste, assinalou o SMN, o que significa que se manterá paralela à costa mexicana sem tocar a terra.

 

Um furacão se forma quando os ventos de uma tempestade tropical alcançam os 119 km/h, de acordo com a escala Saffir Simpson.


Foto: (EFE)

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: