Conecte-se a nós

Entretenimento

Sociólogos Touraine e Bauman recebem Prêmio de Comunicação 2010

Published

em

Oviedo (Espanha), 27 de maio/2010 (EFE

 

Os sociólogos Alain Touraine e Zygmunt Bauman foram agraciados nesta quinta-feira com o Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação e Humanidades 2010.

 

A candidatura conjunta foi proposta na última votação para o outro finalista do prêmio, o executivo japonês Shigeru Miyamoto, considerado o pai do videogame moderno.

 

O francês Touraine (Hermanville-sul-Mer, 1925) foi laureado por desenvolver o termo sociedade pós-industrial e por suas análise do movimento social, enquanto Bauman (Poznan, 1925), de nacionalidade britânica e origem polonesa, foi reconhecido por ter cunhado o termo "modernidade líquida" e centrou suas investigações na estratificação social e no movimento operário.

 

O júri destacou que os sociólogos são representantes da "mais brilhante tradição intelectual do pensamento europeu" e que criaram, independentemente o um do outro, instrumentos conceptuais valiosos "para entender a transformação do mundo no qual vivemos".
Touraine, historiador e sociólogo, é autor de trabalhos fundamentais sobre a sociedade post-industrial que permitiram entender e interpretar o "sentido profundo das grandes transformações de nossa época, oferecendo ao mesmo tempo uma reflexão contínua e enriquecedora sobre os problemas derivados de uma convivência necessária acima das diferenças humanas".

 

O prêmio, de 50 mil euros (US$ 61,5 mils) e a reprodução de uma estatueta desenhada por Joan Miró, é o terceiro que se falha este ano após o das Artes, que foi para o escultor americano Richard Serra, e o de Ciências Sociais, que recaiu na equipe arqueológico dos Guerreros e Cavalos de Terracota de Xian.

 

Em edições anteriores o Prêmio de Comunicação e Humanidades distinguiu, entre outros, a Hans Magnus Enzensberger, George Steiner, Umberto Eco, Jean Daniel, National Geographic, as revistas Science e Nature, o procurador Google e a Universidade Nacional Autônoma do México, que o recebeu em 2009.


Foto: Agência EFE

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: