Geral

Sobre o coronavírus, secretária pede tranquilidade 

Published

em

A UPA de Lages possui leitos isolados que podem receber eventuais doentes de coronavírus Foto: Adecir Morais/Arquivo/CL

A secretária de Saúde de Lages, Odila Waldrich, pede tranquilidade à população diante do caso suspeito de Covid-19 (novo coronavírus), registrado na cidade. Ela garantiu que o sistema de saúde público do município está preparado para enfrentar a doença, que teve origem na china e vem se espalhando pelo mundo.

O caso suspeito em Lages foi anunciado na terça-feira. Trata-se de uma mulher, de 28 anos, que chegou de viagem à Itália nesta semana e apresenta sintomas característicos da doença.

Ela, que não precisou de atendimento nas unidades de saúde do município, está em isolamento domiciliar e deve permanecer em quarentena pelos próximos 14 dias. O resultado do exame para comprovar ou não a doença deverá sair nesta quinta-feira.

Odila informou que o município vem seguindo as orientações e o protocolo Internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo ela, “temos uma rede de saúde bem estruturada” para atender os casos suspeitos. Caso haja a confirmação de algum caso, “temos leitos isolados em todos os hospitais do nosso município e na Unidade de Pronto Atendimento, a UPA”. destaca a secretária.

O isolamento domiciliar, segundo a secretária, é uma das medidas preventivas para impedir a propagação da infecção, valendo tanto para os casos suspeitos quanto para quem já teve o diagnóstico confirmado.

Neste caso, o paciente precisa ficar cerca de 14 dias em casa. Odila alerta que a população procure o serviço de saúde em caso de sinal e sintoma característico de qualquer tipo de influenza ou infecção respiratória.

“Caso a pessoa esteve em áreas endêmicas (onde o vírus já circula) e apresente algum sintoma, não precisa sair de casa. É só ligar para o serviço de saúde que vamos até a casa do paciente. Temos uma equipe para fazer isso”, declara a secretária, destacando, porém, que a população deve ficar tranquila e não é motivo para pânico.

Há um temor das autoridades de que o período de inverno, quando as baixas temperaturas contribuem para os casos de gripe, agrave a situação do coronavírus. Afinal, esse período costuma registrar frio na região Sul. Diante disso, Odila disse que o governo Federal vai antecipar a Campanha de Vacinação contra a gripe.

Vale frisar que a vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo). Neste caso, ela poderá ajudar profissionais de saúde a diagnosticar eventuais casos de Covid-19. “Provavelmente, a campanha de vacinação da gripe será feita até o fim deste mês”, explica Odila.

 

Prevenção

Odila chama a atenção que é necessário que a população aumente os cuidados para evitar o coronavírus. Recomendam-se medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e não tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Importante ressaltar que estes cuidados básicos previnem outras infecções.

 

Vírus não é a única ameaça

O medo do novo coronavírus pode ser grande, mas a doença não é a principal ameaça. No Brasil, existem outras doenças virais, como o sarampo e a febre amarela, que também precisam ser temidas pela população. São infecções com um nível de letalidade alto e que, por isso, também merecem atenção especial da população.

A vacinação é o principal meio de prevenção do sarampo e da febre amarela, mas muitas pessoas não estão se imunizando. Segundo Odila, recentemente, houve uma campanha de vacinação contra o sarampo e apenas 1.200 pessoas procuraram as unidades de saúde de Lages para tomar a vacina. “As pessoas não estão procurando os serviços de saúde para se prevenir contra outros tipos de doença”.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com