Geral

Sinalização de trânsito causa confusão

Published

em

Uma faixa bem no meio do cruzamento está confundindo os motoristas - Foto: Adecir Morais

A sinalização de trânsito no cruzamento das Avenidas Presidente Vargas e Luis de Camões, no Bairro Coral, em Lages, tem causado transtornos e dúvida aos motoristas. O trecho possui um intenso movimento e liga vários bairros da cidade. Os condutores alegam que a sinalização está confusa e incompleta.

O problema afeta o motorista que trafega do Bairro Penha em direção ao Centro da cidade pela Presidente Vargas. Uma faixa na área central do cruzamento, pintada recentemente, conduz o motorista para a pista da esquerda.

Acontece que, logo adiante, a pista muda de três para duas faixas, isto é, afunila. Dessa forma, com essa manobra, o condutor pode colidir com o carro que está na faixa da esquerda e que também pode seguir reto (ou virar para a Avenida Dom Pedro II).

Os problemas não param por aí: Quem está do lado direito deveria sempre virar para a Avenida Camões, mas a nova sinalização mostra que também pode ir reto. Quando isso acontece, este motorista corta a frente de quem está na faixa central.

A situação se agrava porque a pintura do asfalto, para quem chega ao trevo vindo da região do Bairro Penha, está praticamente apagada, com isso, o motorista não sabe o que é certou ou errado ali.

Os transtornos ali são corriqueiros, principalmente nos horários de pico. Rodrigo de Oliveira transita pelo local todos os dias para ir trabalhar e já passou por alguns sustos. “Eu não sei mais o que é certo ali, porque não importa que faixa estou, sempre alguém me corta a frente. E não há outro caminho para ir ao Centro de forma rápida.”

Ele acredita que a sinalização está incompleta, pois não há placas e nem setas pintadas na via. “Antes quem estava na esquerda e não ia para a Camões, fazia errado ao ir reto, mas, agora, uma faixa pintada no chão dá a entender que isso pode ser feito”.

Consultor diz que faixa deveria ser apagada

O consultor de trânsito, Adailton Camargo entende que a faixa no centro do cruzamento não deveria existir. “A forma com que a sinalização foi implantada causa imprecisão, insuficiência e não dá confiabilidade aos usuários da via, podendo causar acidentes”, comenta.

Ele enfatiza que o local não é plano, visto que possui uma “saliência”, principalmente para os veículos que trafegam no sentido Penha-Centro. “Dessa forma, os condutores não têm a visibilidade total dessa sinalização pintada na pista. Essa sinalização deveria ser revista pelo órgão de trânsito e até apagada, pois não está causando a eficiência para direcionar o fluxo de veículos”, defende.

Ele sugere a instalação de placas de indicação antes do cruzamento, indicando o rumo que o condutor deve tomar. Os dispositivos, segundo ele, poderiam ser implantados até mesmo no “braço” do semáforo. Além disso, entende que a prefeitura poderia implantar setas no asfalto, indicando o sentido que o veículo deve seguir.

Diretran

O secretário municipal do Planejamento, pasta que congrega a Diretoria de Trânsito, Clayton Bortoluzzi, disse não ter conhecimento da situação e prometeu mandar uma equipe verificar.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com