Turismo
Setor turístico na Serra Catarinense está de olho nos próximos feriados
Há quem diga que é a calmaria do canto dos pássaros, o observar dos cavalos caminhando pelos campos ou são as caminhadas para apreciar as araucárias, mas uma coisa é certa: o turismo na Serra Catarinense não tem época do ano para acontecer e vem crescendo cada vez mais. Nos próximos meses, vários feriados são propícios para a lotação dos hotéis-fazenda e das cidades turísticas. A expectativa é boa e o período é considerado alta temporada.
A turismóloga da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Ana Vieira, explica que essas datas do final de ano são considerados de alta movimentação, pois a Serra Catarinense se caracteriza pela sua natureza, um turismo que pode ser feito em família.
Dessa forma, mostra, também, que não é só do inverno que vive o turismo na Serra Catarinense. Ana acrescenta que a visibilidade à região cresceu, após exibição do programa Globo Repórter sobre a região. “A procura aumentou muito, principalmente de outros estados”.
O secretário de Turismo de Urubici, André Monsores, acredita que a influência do programa de TV poderá ser percebida ainda mais no verão, e que já tem recebido mensagens de turistas perguntando sobre os pontos destacados no programa.
Em Urubici, o feriado da Independência já foi de lotação máxima nos hotéis, com ruas e pontos turísticos cheios de turistas. A cidade, que também é uma das mais frias do Brasil, mostra sua forma no ecoturismo e de esportes de aventura. Um dos pontos de relevância foi a abertura do Morro da Igreja, que passa por obras de asfaltamento, mas que em feriados, abre para a visitação turística.
No Hotel Fazenda Boqueirão, o coordenador de reservas Eber Maciel explica que todo final de semana tem movimento, mas nos feriados, a procura aumenta bastante. Por isso, optou-se por não aumentar a tarifa e, assim, atrair mais visitantes.
No 7 de setembro, o estabelecimento ficou lotado e o maior interesse do público foi pela programação típica da fazenda, com cavalgadas, trilhas, passeios e recreação para as crianças. A expectativa é que a movimentação nos próximos meses seja maior que a do primeiro semestre.
No Hotel Fazenda Pedras Brancas, a gerente de reservas Janaína Gamborgi concorda que a época de feriados é de alta temporada. No último feriado, a lotação foi de 80%.
Levantamento
A Amures tem realizado levantamento sobre os pontos turísticos na região. O objetivo principal é dar subsídios para que o gestor tenha ferramentas para trabalhar com o turismo no seu município. “Identificamos vários pontos potenciais para o turismo e o município vai buscar com estes proprietários o interesse em desenvolver o turismo”, ressalta Ana Vieira. Ela ainda acrescenta que nem todos se desenvolvem, mas conseguem com este trabalho levantar material fotográfico e videográfico interessante, assim como identificar oportunidades de negócios.