Geral

Setor hortifruti sofre com calor

Published

em

Manga é um das frutas que tem apresentado manchas pretas - Foto: Susana Küster

Onda intensa de altas temperaturas impacta na duração das frutas, verduras e legumes, que estragam bem mais rápido. Nas prateleiras, bananas e mangas estão com cascas pretas, maçãs com pouca coloração, e mais partes estragadas do que o normal na maioria das frutas. As verduras murcham mais facilmente.

A fruta que estraga mais rápido é o pêssego, quando é inverno, ele já é mantido na câmara fria até ser vendido. No verão, não dura 24 horas na prateleira e como tem uma safra de um mês, é bem difícil mantê-lo. O mamão também dura pouco.

Para que as frutas, verduras e legumes durem mais, a proprietária do Sacolão Speranza, Bernardete Speranza, conta que tudo é pedido aos poucos e há entregas todos os dias. No inverno, os caminhões trazem duas vezes por semana.

Além disso, a maioria das frutas vai para a câmara fria do estabelecimento quando chegam e são retiradas aos poucos, conforme são vendidas. “Quando as frutas estragam, nós devolvemos, e quem fica no prejuízo é o produtor”, explica Bernadete. Ela conta que para trazer algumas frutas de São Paulo, precisou pagar antes porque os vendedores tinham medo de estragar no caminho do transporte e não receber.

Para os consumidores, ela indica uma forma de fazer tudo durar mais. Manter as frutas na geladeira ajuda para não estragarem tão rápido. Porém, as bananas precisam ser envoltas em um saco plástico e colocadas na parte debaixo da geladeira, se não queimam e a casca fica preta.

Produção

De acordo com o agente técnico de extensão rural da Epagri de São Joaquim, Názaro Vieira Lima, o calor tem causado falta de coloração nas maçãs. Isso ocorre porque as noites estão quentes, o que não é típico na Serra Catarinense, que possui predominantemente noites frias ou frescas, mesmo no verão. Essa permanência do calor de dia e à noite, faz com que a fruta não se desenvolva corretamente.

O tamanho das maçãs continua normal, mas com a aparência prejudicada, a qualidade pode diminuir e, mais para frente, Lima diz que poderá ser avaliado se as vendas foram prejudicadas. Há expectativa de que o calor atenue no fim de semana e isso ajudará na recuperação das frutas que, segundo Lima, precisam de até quatro dias para ganhar cor.

clique para comentar

Deixe uma resposta